China em Foco

A China anunciou mais uma medida de suporte a economia, o que está dando um bid nas bolsas ao redor do mundo está manhã. A despeito do bom desempenho do mercado de renda variável, a semana está começando com o USD em alta, as commodities em queda, e o mercado de juros nos EUA apresentando abertura de taxas de juros, ou seja, estamos vendo o retorno das tendências que vinham prevalecendo até cerca de duas semanas atrás, após um breve período de consolidação.

Segundo a Bloomberg: China lowered downpayment requirement for some 2nd home buyers for housing improvements, the central bank says in a statement on website.

De acordo com a ML: The PBoC lowered the minimum down payment ratio for second-home mortgages to 40% from 60%. Currently, the down payment ratio for second home purchase is at 60-70% depending on the city. Minimum down payment ratio for first homes is at 30%. We believe it will provide support to the upgrading demand and sentiment in the property market.

Acredito que a medida seja positiva, pois mostra um governo mais proativo na condução da política monetária, fiscal e creditícia no país, afim de dar suporte a uma economia com claros sinais de fragilidade. Contudo, a medida, por si só, não altera o cenário de longo-prazo, de imensas dificuldades do país em seguir o mesmo modelo de crescimento adotado no últimos anos. O modelo vem se mostrando esgotado. O crescimento estrutural deve se mostrar mais brando de agora em diante. Assim, medidas desta magnitude devem servir para suavizar a desaceleração da economia, mas não alterar o quadro base de menor crescimento no longo-prazo.


Na agenda do dia, destaque para o Personal Income & Spending de fevereiro, assim como para o Core PCE, ambos nos EUA. No Brasil, o foco absoluto ficará por conta dos números fiscais do governo central, que pode se mostrar um passo importante no processo de ajuste das contas públicas locais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?