Update

Brasil – Minha impressão e de que Tombini está tranquilo com o programa de swaps cambiais e suas rolagens. Na atual conjuntura, o movimento global do USD, e o quadro político local, são mais importantes para o BRL do que a extensão (ou não) dos swaps diários. As rolagens devem continuar. A mensagem mais importante de Tombini, a meu ver, se refere a política monetária. O BCB está absolutamente tranquilo com o cenário desafiador de curto-prazo o que, na minha visão, descarta totalmente a  necessidade de uma aceleração da alta de juros. Ainda vejo um BCB em busca de uma janela para encerrar o ciclo de alta da Selic. Segundo Tombini, já em abril, as inflações mensais apresentarão recuou em relação as altas recentes. Além disso, Tombini disse que o BCB deve se manter “vigilante” e não “especialmente vigilante” no tocante a inflação. Minha impressão ainda é de um ciclo de, no máximo, uma alta de 50bps e outra de 25bps nas próximas duas reuniões do Copom, salvo uma piora no quadro político e/ou cambial, o risco é de um ciclo adicional de alta de juros menor do que este.

EUA – Após uma sequencia de dados econômicos ruins, o dia foi marcado por surpresas altistas no Core CPI, Housing e Markit PMI. Os números mostram uma economia com crescimento menos robusto do que no final de 2015, mas ainda em tendência saudável. Os dados de hoje deveriam manter vivas as expectativas de alta de juros no segundo semestre deste ano.


Acho prudente começar a comprar USD parcimoniosamente novamente. A parte curta da curva de juros de Brasil continuam apresentando prêmios que merecem atenção especial, talvez montadas em conjunto com posições compradas em USD.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?