Posição técnica

Os ativos de risco estão dando continuidade ao movimento de “risk-off” que teve início no começo dessa semana. Estamos observando as bolsas sobre forte pressão, uma alta do USD, em especial contra as moedas emergentes, uma pressão altista nas taxas de juros emergentes e um “fly to quality” para as Treasuries, em um movimento clássico de aversão a risco.

Como comentei ontem, teremos uma janela até a semana que vem sem dados econômicos relevantes nos EUA. Este pano de fundo deixará os mercados globais a mercê de fluxos pontuais e ajustes de posições, em um ambiente de liquidez reduzida devido as férias de verão no hemisfério norte, em um momento em que a posição técnica dos mercados se mostra desfavorável, com algumas classes de ativos ainda em níveis “esticados” e com a volatilidade corrente de várias classes de ativos em níveis historicamente muito baixos.

Brasil – O destaque da agenda do dia ficará por conta da AFAVEA final de julho, um dos principais indicadores antecedentes para a PIM. Os jornais de hoje estão dando bastante destaque ao escândalo da CPI da Petrobrás e para o discurso de Tombini ontem. Em discurso também ontem, Mantega deu a entender que deverá haver aumento da gasolina ainda este ano, o que pode explicar a firmeza da Petro ao longo de toda a terça-feira. Até a divulgação do Ibope, agendada para amanhã no JN, os ativos locais devem seguir o humor global a risco.

Europa – A quarta-feira foi de agenda econômica negativa para a região. O que deve colocar o ECB em estado de alerta e fazer nova pressão sobre o EUR. O Facory Orders de junho na Alemanha apresentou acentuada queda de 3,2% MoM, muito abaixo das expectativas de alta de 0,9% MoM. Na Inglaterra, a produção industrial subiu 0,3% MoM em junho, abaixo das expectativas de alta de 0,6% MoM e insuficiente para reverter a queda de 0,6% MoM do mês anterior. Na Itália, a primeira estimativa do PIB do 2Q apresentou queda de 0,2% QoQ, muito abaixo do consenso de mercado que esperava alta de 0,1% QoQ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?