Bitcoin and Beyond


Eu não deveria entrar no mérito de comentar sobre as “cripto- moedas” por ter a consciência de que nada entendo sobre o assunto. Só tenho uma pequena, e talvez irrelevante opinião sobre o tema. A alta parabólica nos preços do Bitcoin e Cia, na minha humilde visão, é um sintoma da mesma “doença” que afetou os demais mercados globais e ativos de risco nos últimos anos. Entre outros (nova tecnologia, sigilo nas transações, utilização criminosa e etc), o excesso de liquidez global me parece ser uma importante explicação para este fenômeno. Assim, conforme entramos no estágio final do ciclo de afrouxamento monetário, com Fed reduzindo QE e subindo juros, ECB iniciando processo semelhante, PBoC com política fiscal e monetária mais apertada e BoJ sinalizando caminho parecido, mesmo que em um momento futuro, acabam trazendo alguma incerta para a continuidade destes movimentos parabólicos.

E complementei com o seguinte argumento sobre o pano de fundo externo:

Eu vejo os eventos recentes como reforçando a tese em prol de taxas de juros mais elevadas no mundo desenvolvido mas, em especial, nos EUA. Tenho o receio de que estejamos entrando na fase do ciclo econômico em que mais crescimento signifique mais inflação e, até mesmo, um certo “overheating” da economia dos EUA, o que não tende a ser positivo para os mercados no longo-prazo. Ainda me parece cedo para rever totalmente o pano de fundo de “Goldilocks” que ainda domina a cabeça dos investidores, todavia continuo vendo sinais que precisam ser estudados e maturados no curto-prazo.

Os números recentes e a dinâmica de curto-prazo dos ativos de risco apenas reforçam a minha tese. Ainda não tenho um cenário base negativo como pano de fundo, mas continuo me aprofundando no entendimento dos dados recentes, pois vejo o acumulo de sinais que podem alterar o pano de fundo corrente, com reverberações importantes para os ativos de risco.

Assim, mantenho um portfólio mais balanceado desde o pré-julgamento de Lula em segunda instância. Mais detalhes aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com.br/2018/02/relatorio-mensal-de-asset-allocation.html.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?