Sem novidades no cenário.


Estamos iniciando o dia sem que haja qualquer mudança relevante no cenário local, que comentei bem a fundo aqui na noite de ontem: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/03/tempestade-perfeita.html).

Acredito que a situação de fragilidade política seja preocupante, mas há uma solução simples e fácil para que os problemas sejam equacionados e o país caminhe de novo para a direção das reformas econômicas. Basta que o Presidente e seu entorno abaixem a temperatura e aceitem dialogar com o Congresso.

Na noite de ontem, vimos alguns sinais da parte de Rodrigo Maia e do Congresso em busca deste caminho. Flavio Bolsonaro, filho de Presidente, adotou discurso também apaziguador. Falta um movimento mais claro por parte do presidente.

Acredito que haja algum exagero, puxado pelo técnico e pelo cenário externo (Turquia, Argentina e etc) que tenha ajudado a forte deterioração no preço dos ativos brasileiros ontem.

Não há melhor no cenário externo, com a situação da Turquia ainda fragilizada e sua moeda depreciando mais cerca de 3,5% neste momento.

No tocante ao quadro técnico, o feedback que recebemos dos fundos locais foi de que já houve uma redução substancial de posição nos ativos locais. Assim, ainda creio que haja espaço para algum resquício de “stops”, mas o quadro técnico migra para um quadro mais saudável.

No cenário externo, Theresa May ofereceu sua cadeira caso o Parlamento entregue uma solução para o Brexit. A situação no país segue sem definição.

Há novos sinais de que possa haver o anuncio de um acordo comercial entre EUA e China. Isso pode, eventualmente, voltar a animar os ativos de risco de maneira pontual. Acredito que os dados de crescimento econômico sejam mais importantes neste momento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?