Brasil: Voltando aos eixos.


Os ativos de risco apresentaram ontem um dia de recuperação. O movimento teve continuidade esta noite, cm um bom desempenho dos índices de bolsa na China. Os ativos de risco operam próximos a estabilidade essa manhã.

No campo internacional, o dia ontem foi de poucas novidades, com destaque para o Jobless Claims, que mostrou um quadro de mercado de trabalho ainda robusto e saudável nos EUA. De fato, olhando tudo o que acontece no mundo neste momento, a economia norte americana ainda parece a mais saudável dentro os principais centros do mundo. Me preocupa um pouco a possibilidade de o “delta” de desaceleração começar a ser maior mas, por ora, ainda vemos sinais mistos e uma economia que apenas desacelera para níveis de crescimento mais brandos porém ainda saudáveis, compatível com o cenário base e não um cenário alternativo de maior risco para os mercados.

No Brasil, a quinta-feira foi de arrefecimento dos ânimos e da crise política, com sinais de “cessar fogo” tanto do lado do Executivo como do Legislativo. O Governo agora se empenha em avançar o debate da Reforma da Previdência. A PEC na CCJ já tem um relator, Paulo Guedes irá na Comissão e parece tomar a dianteira na articulação política.

Os ativos locais apresentaram forte recuperação. Reforço o que venho falado há alguns dias (aqui:  

Mantenho minha visão que o governo está em uma curva de aprendizado, que o processo de aprovação da agenda econômica liberal será longo e tortuoso, mas ainda não há mudanças substancias de cenário.

Em termos econômicos, a baixa velocidade de recuperação do emprego e do crescimento me preocupam, mas os demais vetores da economia seguem ciclicamente positivos (inflação baixa, juros baixos, contas externas saudáveis, contas publicas mais tranquilas no curto-prazo e afins).

O relatório de inflação divulgado ontem mostrou que se mantém o cenário de taxa Selic estável no horizonte relevante de tempo, ou seja, juros baixos por mais tempo.

Continuo cauteloso com o cenário externo, porém construtivo com o cenário local. Acredito que a posição técnica tenha melhorado bastante nos ativos locais nos últimos dias e o nível de preços ficou mais atrativo. Dado o cenário externo, estou começando a gostar bastante da posição de juros reais longos no Brasil. Gosto do “kit Brasil” como um todo, mas tenho receio que uma virada dos ativos externos, para uma dinâmica mais negativa, venha a afetar a bolsa e o câmbio ainda mais. Mantenho recomendação de posições em ativos locais contra hedges internacionais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?