Brasil: Realização de Lucros.Curto vs Longo Prazo!

Tentarei ser breve neste início de carnaval e fazer atualizações pontuais. Devido ao acesso limitado ao e-mail, o formato poderá ficar prejudicado.

Os ativos no Brasil tiveram ontem mais um dia de pressão negativa ou realização de lucros.

De maneira bastante resumido acho que o movimento se explica por: 

- Posição téncica comprometida: Os locais muito alocados e os estrangeiros não se animam em alocar.
- Preços/Valuations: Após o movimento de janeiro e grande parte de fevereiro, os preços ficaram menos atrativos e o risco/retorno, em alguns mercados, ruins.
- Crescimento: Vemos um acumulo de sinais negativos de crescimento que parecem começar a incomodar os investidores e podem se colocar como um ponto de inflexão na economia.
- Política/Reformas: Os ruídos em torno da Reforma da Previdência começaram e os sinais do COngresso, até qui, são um pouco mais negativos. O Presidente Bolsonaro também não parece ter ajustado seu discurso, sua postura e sua campanha de marketing em prol da Reforma da Previdência. Estes pontos também incomodam o investidor.

Somados todos esses vetores, acho natural passarmos por este período de realização de lucros e acomodação. Eu sigo com uma visão mais cautelosa de curto-prazo, porém construtiva e positiva de longo-prazo, como tenho reforçado neste fórum há alguns dias. Acho que podemos passar por esta volatilidade. Proteções e hedges são importantes nestes momentos como tenho insistido diariamente a cerca de 2 semanas. Contudo, não podemos tirar a visão de longo-prazo e ficar atentos para adicionar posições e alocações em momentos de realização. Podemos estar chegando neste ponto (ou já ter chegado).

Quanto ao cenário internacional, nada mudou na perspectiva do "interregno beningo" de curto-prazo, com desafios estruturais, um pouco contrário a cenário local, de curto-prazo mais "negativo" porém perspectivas positivas de longo-prazo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?