Dados pouco animadores na China. Fluxo de notícias segue construtivo no Brasil.


Os ativos de risco estão abrindo a quinta-feira em tom positivo, a despeito de dados econômicos pouco animadores na China. Ontem comentei um pouco sobre o panorama global que está dando sustentação aos movimentos positivos nos ativos de risco (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/03/green-shoots-goldilocks-risk-on.html).

O destaque da noite ficou por conta dos números de atividade econômica de janeiro+fevereiro na China. Vale lembrar que devido as distorções do Ano Novo Lunar – que cada ano cai em um período diferente – a China costuma divulgadar os números de janeiro e fevereiro em conjunto, como uma forma de suavizar os indicadores. De qualquer maneira, mesmo assim, ainda existem “sazonalizações” que ficam difícil de expurgar.

Em termos gerais os números mostraram mais uma rodada de desaceleração da economia. Ainda não há sinais claros e evidentes de estabilização, a despeito de expectativas elevadas nesta frente após o anuncio de uma nova rodada de medidas de estímulo. Vamos aos detalhes dos números, cortesia da Goldman Sachs:

Industrial production (IP): +5.3% yoy in January-February (GS forecast: +5.3% yoy, Bloomberg consensus: +5.6% yoy). December: +5.7% yoy. Note sequential figures are highly sensitive to the specific seasonal adjustment methodology (NBS estimates +5.3% s.a. annualized, vs. +6.0% in December, GS estimates based on Genhol which adjusts for floating holidays: +6.9% annualized, vs. +8.6% in December).

Retail sales: +8.2% yoy in January-February (GS: +8.2% yoy, consensus: +8.2% yoy); December: +8.2% yoy.

Fixed asset investment (FAI): +6.1% ytd yoy in January-February (GS: +6.3% yoy, consensus: +6.1% yoy); December ytd month: +5. yoy.9%

Property-related data:

Floor space sold: -3.6% yoy in January-February, vs. +0.9% yoy in December (value of sales +2.8% yoy, vs. +12.3% yoy in December).

Floor area under construction: +6.8% yoy in January-February, vs. +5.2% yoy in December.

New starts: +6.0% yoy in January-February, vs. +20.5% yoy in December.

Real estate investment: +11.6% yoy in January-February, vs. +7.3% yoy in December.

No Brasil, a mídia segue mostrando empenho do governo, tanto na ala política, quanto na ala econômica, em prol da reforma da previdência A CCJ foi instalada, mas há indicações que o cronograma só será estruturado após a proposta da previdência dos militares for apresentada.

Continuo vendo o cronograma da reforma da previdência como dentro do esperado. A situação me parece caminhar de forma fluida e positiva.

As noticias mostram avanços importantes no debate em torno do tema. A Reforma já terá apoio de cerca de 150 deputados, segundo pesquisa (ide aqui: https://www.valor.com.br/politica/6159815/governo-ja-conta-com-149-votos-favor-da-reforma).

O governo já teria maioria na CCJ para aprovar o texto (vide aqui: https://www.valor.com.br/politica/6159771/reforma-ja-tem-maioria-para-ser-aprovada-pela-ccj).

A Folha traz alguns pontos em torno da reforma para os militares (aqui: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/03/transicao-para-militares-sera-mais-suave-do-que-a-de-civis.shtml).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?