Dinâmica demanda atenção.

Os ativos de risco abriram a semana em tom positivo (vide comentário da manhã de ontem), mas acaram revertendo a tendência positiva, apresentando forte volatilidade e fechando em leve tom negativo.

Não houve notícias relevantes. Ao que me parece, o mercado já precificou parte relevante das notícias positivas deste início de ano e está passando por um momento de acomodação. Pegando o S&P500 como exemplo, após testar níveis próximos a 2.300 em dezembro, ele agora apresenta dificuldades em ultrapassar o patamar de 2.800 pontos.

Por ora, ainda não vejo motivos claros para imaginar que o interregno benigno tenha acabado, mas dentro de meu cenário estrutural mais desafiador, a dinâmica de ontem acende um sinal de alerta que precisa ser monitorado. Podemos estar próximos ao pico deste movimento mais positivo e toda a atenção é necessária. Os ativos de risco podem ficar mais susceptíveis a mudanças marginais de cenário.

Na China, o governo confirmou a mudança da meta de crescimento deste ano para 6%-6.5%, o que era de certa forma esperado. Além disso, anunciou um novo programa de corte de impostos para impulsionar sua economia.

Continuo vendo a China lutar "com unhas e dentes” para evitar uma desaceleração adicional de sua economia. O mercado continua dando o benefício da dúvida de que eles serão novamente sucedidos nesta empreitada. 

Acredito que este seja o cenário base, mas tenho um receio crescente que essa fez possa ser diferente a uma desaceleração mais acentuada seja inevitável ou os efeitos colaterais das medidas recentes sejam de tamanho desproporcional (para o lado negativo).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?