Ibovespa a 100 mil: O que isso significa?


O principal índice de bolsa do Brasil ontem atingiu a marca de 100 mil pontos. Isso, na verdade, significa muito pouca coisa. Não há dúvida que representa um certo otimismo com o Brasil, dado que é um nível nominal recorde, “nunca antes na história” atingido (até o dia de ontem). Gerou bastante notícia para a mídia, “memes” para as mídias sociais e postagens de tweeter ao longo do dia.

Entretanto, o que importa para os investidores, são as métricas de valuation. A bolsa em dólar ainda está longe de seu pico histórico, assim como o nível real da bolsa, ou seja, descontada a inflação de todos esses anos.

Olhando de hoje, a bolsa não parece mais uma barganha como era há 2 ou 3 anos atrás, mas ainda está longe de seus picos de valorização pelas principais métricas de valuation utilizadas pelo mercado. Existem setores um pouco mais “caros” e outros ainda “baratos”. Como um todo, podemos dizer que a bolsa ainda parece em um nível “justo” de preços/valuations.

A posição técnica ainda não me parece comprometida. O investidores estrangeiros estão longe de suas maiores alocações históricas nesta classe de ativo, assim como o investidor institucional e o investidor pessoa física.

Nas métricas de valuations, utilizamos parâmetros como taxas de juros de longo-prazo e crescimento potencial da economia. Sendo assim, se a agenda liberal deste governo avançar, alterando para baixo os juros de longo-prazo da economia, assim elevando o seu crescimento potencial, estaríamos falando de um potencial ainda elevado de valorização da bolsa do país.

Até porque juros mais baixos por mais tempo “empurrariam” os investidores para ativos mais arriscados, com maior potencial de retorno, como a Bolsa, trazendo fluxos e pressão altista. Vimos este tipo de movimento em países mais desenvolvidos que passaram por processo semelhante ao que o Brasil passa hoje.

Voltando ao dia-a-dia, a segunda-feira foi novamente de tom positivo, dinâmica que se mantém essa manhã. Para não parecer repetitivo, comentei sobre essa possibilidade mais a fundo na semana passada (aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/03/green-shoots-goldilocks-risk-on.html).

A segunda-feira foi de poucas novidades nesta frente, assim como essa manhã. Destaque para uma matéria do WSJ sobre a maneira de se comunicar do Fed. A reunião do FOMC será essa semana e alguns debates estão no ar para serem endereçados, como a maneira de apresentar as perspectivas, ou previsões dos membros do comitê em relação a taxa de juros (aqui: https://www.wsj.com/articles/fed-officials-wrestle-with-a-dot-plot-dilemma-11552901401?mod=itp_wsj&mod=&mod=djemITP_h).

No Brasil, o governo segue trabalhando sua articulação política em prol da reforma da previdência. Guedes fala em liberar verbas para angariar apoio: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/03/por-reforma-da-previdencia-guedes-oferece-a-parlamentares-repasses-federais.shtml.

O IBC-Br ontem, uma espécie de PIB mensal, apresentou queda em fevereiro (https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/03/brasil-ibc-br-mais-um-numero-fraco-de.html). Como tenho comentado neste fórum, a atividade econômica decepciona e merece atenção. As expectativas de alta do PIB de 2% este ano já viraram teto e podem, em breve, migrar para 1,5%. Isso ainda não altera as perspectivas positivas para o país, mas merecem atenção (vide aqui: https://www.valor.com.br/brasil/6167393/decepcao-cresce-com-atividade-mais-lenta).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?