Europa - Insanidade?


A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes

O ECB acabou de anunciar mais um pacote de liquidez para os bancos europeus, além de sinalizar que não subirá os juros pelo menos até o ano que vem (antes a sinalização era para o meio deste ano). O mercado já precificava uma alta de juros apenas em meados de 2020. Já era esperado um novo pacote de liquidez para os bancos. Talvez o anuncio seja marginalmente superior as expectativas pelo timing, tamanho e extensão.

Sempre acredito que medidas adicionais são melhores do que nenhuma medida. Assim, o anuncio de hoje deve ser visto como positivo.

Contudo, precisamos colocar as medidas em um contexto.

Primeiro, eram em parte esperadas e precificadas pelo mercado.

Segundo, o ECB está apenas adicionando as mesmas medidas que foram regra desde a crise de 2008 (e uma crise na Europa em 2011-2012). Vale lembrar que a Europa nunca conseguiu mostrar uma recuperação mais robusta e homogênea de seu crescimento, não saindo o patamar de 1%-1,5% de crescimento do PIB. É verdade que as medidas evitaram uma crise financeira mais aguda, com uma série de “zumbi banks” operacionais, mas que mais atrapalham do que ajudam a recuperação. Além disso, o ECB não conseguiu sair do patamar de juros negativos e de um balanço no seus picos históricos, ao contrário do Fed que, ajudado pela expansão fiscal, conseguiu elevar as taxas de juros e reduzir um pouco o seu balanço.

Enfim, as medidas deve ser suficientes para agradar o mercado por alguns dias (ou algumas horas, algumas semanas) mas me parecem insuficientes para alterar o quadro estrutural ainda extremamente desafiador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?