Green Shoots + Goldilocks = Risk-On!


Há algumas semanas eu vinha apontando a mudança de postura por parte do Fed – que acabou sendo seguida por outros bancos centrais – e o anuncio de medidas adicionais de estímulo na China, aliados a melhora na posição técnica e nos valuations, como vetores para a recuperação dos ativos de risco neste início de 2019. Além disso, a expectativa de um acordo comercial entre EUA e China também ajudou nesta direção.

Agora, começamos a ver sinais de estabilização do crescimento global, ainda incipientes, que estão dando um ímpeto adicional à melhora do humor global a risco. Hoje vimos à divulgação de uma boa produção industrial na Europa, acima das expectativas, e dados razoáveis de Durable Goods Orders (vulgo “investimentos em bens de capital”) nos EUA. Ainda parece cedo para afirmar o quão sustentável será está recuperação, ou se ela será apenas cíclica e ou estrutural.

Não tenho conclusão para esta questão, mas de fato é um vetor adicional de suporte aos ativos de risco. Este pano de fundo deve manter o interregno benigno global por mais algum tempo. Falamos sobre os mercados em breve.

No Brasil, por outro lado, a produção industrial ficou abaixo das expectativas. A produção industrial apresentou queda de 0,8% em fevereiro, abaixo das expectativas de queda de 0,1%. Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda ficou em 2,6% versus expectativas de queda de 1,5%.

É mais um número fraco de crescimento que deve fazer crescer as expectativas de cortes adicionais na Taxa Selic, mantendo a curva de juros bem ancorada (mesmo que não seja nossa visão central). Este tipo de indicador costuma prejudicar o desempenho do câmbio e alguns setores da bolsa. De fato, o crescimento segue decepcionando bastante e trazendo novos riscos às previsões de crescimento para este ano.

Em relação aos ativos de risco, começamos a ver uma tentativa de alguns ativos de risco – como o Ibovespa e o S&P500 – em romper as bandas recentes “para cima”, ou para o lado positivo. O rompimento ainda não foi totalmente caracterizado, mas os sinais são positivos.

Os movimentos recentes trouxeram uma piora nos valuations e na posição técnica, mas ainda não parecem ser uma restrição para a recuperação do mercado. Os mercados operam em uma dinâmica de “goldilocks”. Continuo vendo esses movimentos como cíclicos e não estruturais, que podem durar alguns meses, mas não durante todo o ano. Ainda espero correções pontuais e volatilidade. Contudo, neste momento, uma mudança de direção ou dinâmica demandará uma mudança clara de cenário, especialmente em torno dos temas citados acima (política monetária, crescimento, acordo comercial...).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?