Sem luz no fim do túnel?


Como está semana marca o final do mês, não teremos nosso relatório semanal. Divulgaremos os relatórios mensais assim que encerrado o mês no meio da semana.

A segunda-feira foi novamente de forte pressão nos ativos de risco globais. Os ativos no Brasil não aguentaram a pressão externa e acabaram seguindo o humor global a risco em direção mais negativa.

Acredito que 3 vetores expliquem a continuidade do movimento negativo nos ativos de risco, além de todos aqueles já tratados neste espaço nos últimos meses (veja aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2018/10/algumas-coisas-mudaram.html):

1 – Os eventos no México trouxeram de volta a tona os riscos inerentes as economias emergentes e seus ativos (veja aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2018/10/uma-palavra-sobre-o-mexico.html). Por mais que a situação no país seja muito específica, em período de seguidos problemas na classe emergente (Argentina, Turquia, México e etc) este tipo de questão traz apenas incerteza e pode estimular fluxos negativos para a classe como um todo, em especial de fundos globais dedicados.

2 – Nos EUA, o Core PCE apresentou alta de 0,2% MoM e 2% YoY em setembro. O número mostra uma inflação na meta do Fed. Ao contrário de outros períodos de instabilidade dos mercados financeiros globais, o momento atual, pelo menos por ora, ainda não parece ensejar uma mudança de postura por parte do Fed. Assim, a normalização monetária, que tem sido um dos (senão o principal) vetor de restrição ao bom desempenho dos ativos de risco ainda se fará presente nas próximas semanas, quiçá meses e anos.

3 – Segundo a Bloomberg, os EUA pretendem levar adiante a taxação adicional de importações da China, caso a reunião de Trump e Xi não traga evoluções no entorno do G20. Conhecendo a cultura chinesa, não me parece que este tipo de pressão irá ajudar nas negociações.

Assim, temos que alguns dos principais vetores de pressão negativa nos ativos de risco ainda se fazem presentes. É verdade que os preços estão mais atrativos e a posição técnica parece cada vez mais saudável. Contudo, por ora, este quadro só está permitindo “rebounds” curtos e pouco acentuados. Apenas o endereçamento das questões acima, e daquelas antes comentadas neste fórum, serão capazes de reverter este quadro de maneira estrutural.

No Brasil, o cenário internacional (escrevi sobre isso aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2018/10/as-arvores-e-floresta-forte-sell-off-na.html?q=floresta), aliado a posição técnica ruim dos fundos locais e a ausência de fluxo dos estrangeiros ajudou os ativos locais a apresentarem uma dinâmica extremamente negativa (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2018/10/perspectiva-externa-e-posicionamento.html).

Continuo bastante preocupado com o cenário externo. No ambiente local, estou mais otimista com a perspectiva de avanços econômicos. De qualquer maneira, meu portfólio continua com bastante hedge e com mais posições relativas do que direcionais, mesmo no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?