Risk-off, pressão na China, sinais de desaceleração global com acumulo de pressões inflacionárias.


Os ativos de risco estão apresentando novamente uma dinâmica recursiva e viciosa de aumento das taxas de juros nos EUA (e no mundo desenvolvido em geral), principalmente após as Minutas do FOMC (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2018/10/sem-alivio-por-parte-do-fed.html) que está colocando pressão nos ativos de risco, em especial nas bolsas globais. O dólar, após forte alta ontem, apresenta leve queda.
Na China, a noite foi novamente de forte queda das bolsas locais, em torno de 3% dependendo do índice observado. Não vejo, pelo menos ainda, nenhum sinal de estabilização na economia e nos mercados locais chineses, o que colocar um grande risco ao humor global a risco no curto-prazo.
Na Austrália, a taxa de desemprego caiu de 5,3% para 5,0%, mostrando mais um país em que o mercado de trabalho migra para o pleno emprego e as pressões inflacionárias devem se acumular, reforçando o quadro de que estamos, definitivamente, em uma nova fase do ciclo econômico global.
No Japão, as exportações de setembro apresentaram forte queda, especialmente para a China e os EUA. Este pode ser um importante e preocupante sinal de desaceleração global, mensagem que já vemos de outros indicadores fora os EUA. Precisamos estar atentos para eventuais desacelerações mais acentuadas do crescimento econômico global, pois pode ter importante impacto sobre os ativos de risco.
No Brasil, não há novidades relevantes, além dos balões de ensaio do plano de governo de uma eventual administração de Bolsonaro. A ideia do dia é usar a “Golden Share” para as privatizações: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/10/liberais-de-bolsonaro-querem-golden-shares-para-destravar-privatizacao-com-militares.shtml.
Já o Valor, traz matéria mostrando os desafios da Reforma da Previdência: https://www.valor.com.br/brasil/5933701/previdencia-dos-militares-e-desafio-para-novo-governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?