Pausa para recarregar as baterias.


Este espaço irá parar para recarregar as baterias até o dia 10 de novembro. Eu sei que o momento não é o mais oportuno, mas neste nosso mercado não existe momento ideal para paradas “técnicas”. Esses momentos costumam ser proveitosos para momentos de reflexão. Não pretendo fazer atualizações de cenário, dado o acesso restrito a internet e equipamentos eletrônicos.
A terça-feira trouxe um pouco da confirmação do cenário recente. O PIB da Área do Euro ficou abaixo das expectativas, com sinais preocupantes, em especial da estagnação da economia da Itália.
Na Alemanha, a inflação ficou acima das expectativas em setembro.
Estes números confirmam um quadro de menor crescimento e maior inflação que tenho reportado neste fórum de agora em diante, especialmente no mundo desenvolvido.
Nos EUA, o Consumer Confidence ficou acima das expectativas e atingindo um novo pico deste ciclo econômico.  A abertura mostrou novo avanço do mercado de trabalho na direção de fechamento do hiato do produto e do pleno emprego. Não há, pelo menos por ora, nenhum sinal de fragilidade estrutural da economia dos EUA que possa sugerir uma eventual mudança de postura por parte do Fed.
No Brasil, será difícil acompanhar todos os rumores e ruídos em torno do novo governo. Acho que será importante entender o que a equipe econômica está fazendo, não o que se está falando na mídia, muito parecido com o que foi (e está sendo) o governo de Trump nos EUA. Estou longe de querer fazer uma comparação entre ambos, isso é um assunto para outro momento, mas nos EUA, como aqui, teremos muito ruídos de comunicação, mas a política econômica não necessariamente será, de fato, afetada por estes ruídos.
Os ativos de risco tiveram um dia de recuperação. O mercado parece um pouco mais balanceado no tocante a preços e posição técnica, mas não vejo avanços relevantes no tocante ao cenário econômico. Espero um cenário ainda turvo e uma dinâmica de preços ainda complicada para o mundo. No Brasil, sigo mais otimista, especialmente no mercado de renda variável.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?