"Rebound"!


Os futuros dos índices de bolsa nos EUA estão apresentando recuperação neste momento, após forte queda das bolsas da Ásia ao longo da noite. Não há motivos específicos para a alta esta manhã. O movimento me parece natural após a forte pressão sofrida nos últimos dias, o que deixou o mercado “oversold” no curto-prazo. Contudo, ainda acredito que seja cedo para “cantar vitória” e acreditar que este movimento negativo tenha se encerrado. É natural esperar “rebounds” como o desta manhã, e os ativos de risco podem até mostrar recuperação adicional e mais acentuada ao longo do dia (comentei sobre isso aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2018/10/algumas-coisas-mudaram.html), mas acredito que algumas questões fundamentais precisarão ser endereçadas para reverter essa tendência mais negativa.
Na Alemanha, o IFO – um dos principas indicadores de confiança de toda a Europa - apresentou queda superior as expectativas, saindo de 103,7 para 102,8 pontos. O números confirma um cenário de desaceleração do crescimento da Alemanha e da Europa como um todo, cenário que já havia sido apontando pelos Flash PMIs por outros indicadores de atividade econômica nas últimas semanas.
No Brasil, os jornais estão repletos de rumores em torno do potencial novo governo de Bolsonaro. Fala-se em independência do Banco Central e provável manutenção de Ilan no BCB. Resta saber se Ilan tem vontade de permanecer no cargo. Especula-se que a Reforma da Previdência possa voltar a pauta após as eleições e a ausência de informação sobre ela seria uma questão política até o final da campanha. No geral, a sinalização continua sendo na ponta positiva. O Estadão fala em um possível militar no comando da Petrobrás. Minha visão sobre os mercados locais pode ser vista aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2018/10/inflacao-no-brasil-curva-de-juros-e.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?