Cenário continua nebuloso.


No cenário externo, os vetores negativos continuam se sobrepondo aos vetores positivos, o que tem ajudado a manter a pressão negativa nos ativos de risco. Pela manhã comentei aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2018/10/risk-off-pressao-na-china-sinais-de.html.

Podemos adicionar alguns temas:

- Continuidade da incerteza na Itália, que está levando a abertura do spread da dívida do país em relação aos bunds da Alemanha. Não há sinais de que o governo italiano irá recuar no seu projeto de orçamento que desrespeita as regras da União Europeia.

- Não sinais de estabilização da situação na China. Além da forte queda da bolsa, vemos mais uma rodada de depreciação da moeda.

- Terminada a temporada de resultados do setor bancário nos EUA, as ações do setor continuam sob pressão.

- O setor de tecnologia também atravessa uma fase turbulenta. Até mesmo o Netflix já devolveu praticamente toda a alta apresentada após o seu bom resultado trimestral.

- A situação do sumiço do jornalista saudita na embaixada do país na Turquia ganha contornos a cada dia mais complicados.

Em suma, o pano de fundo global continua desafiador. Exceto por momentos pontuais de estabilização, na ausência de uma mudança definitiva destes vetores e dos citados pela manhã, continuo com uma visão cautelosa para negativa do cenário econômico global e para os ativos de risco em geral. Vale notar, contudo, que teremos volatilidade para ambos os lados.

No Brasil, após bom desempenho durante grande parte dos últimos 10 dias, vimos uma forte deterioração de preços após o rumor, divulgado na Bloomberg, de que Ilan deixará a presidência do Banco Central.

Tendo a acreditar que a notícia era meio esperada, mas imagino que muitos ainda tinham (ou têm) a esperança de sua permanência, ou da permanência de parte da equipe econômica.

Acredito que o primeiro desafio no que importa para os mercados financeiros locais deste (eventual) novo  governo será a formação de um time econômico capacitado para implementar as reformas necessárias no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?