EUA: Caminho sem volta?

Nesta noite, como era esperado, o BoJ, no Japão, manteve a política monetária inalterada. As declarações da instituição apontam para um maior otimismo em torno do crescimento e da convergência da inflação para a meta.

Uma forte queda no preço do Minério de Ferro durante a noite está colocando alguma pressão no AUD essa manhã.

O grande destaque dos últimos dias, contudo, continua por parte do EUA e ontem não foi diferente. O Senado chegou a um acordo e o “shutdown” foi encerrado de forma relativamente rápida, apresentado pouco impacto nos mercados no curto-prazo. Ao que tudo indica, a solução do impasse deverá incorrer em mais gastos e mais déficit fiscal a longo-prazo.

No final da tarde de ontem, o POLITICO – um veículo de comunicação norte americano especializado em cenário político (por mais obvio que pareça) – divulgou um esboço do “Pacote de Infraestrutura” que deverá ser divulgado pelo Governo Trump. De forma clássica, o pacote deverá dar suporte ao crescimento, via investimentos, porém com o efeito secundário de também aumentar o déficit público.

No início da noite, o Governo dos EUA anunciaram a implementação de tarifas para painéis solares e lavadoras de roupa, no que parece o primeiro passo em um longo processo de “trading war” que Trump e Cia, pretendem adotar.

Nós, brasileiros, deveríamos reconhecer de maneira mais clara o cenário que está se desenhando nos EUA, pois vivenciamos situação muito semelhante há poucos anos atrás, e ainda sofremos as consequências nefastas deste ambiente.

Vejamos: Uma economia robusta, em um mercado de trabalho aquecido, com política monetária excessivamente frouxa. Adiciona a isso um pacote de estímulo fiscal/tributário, um plano de infraestrutura com gastos públicos adicionais e a imposição de barreiras a seus parceiros comerciais visando defender a industria nacional. Lembra alguma coisa? (Brasil entre 2011 e 2015). As consequências parecem claras. Aumento do déficit fiscal, piora nos fundamentos econômicos, uma moeda mais fraca e taxas de juros longas mais elevadas me parecem ser o caminho natural deste processo a longo-prazo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?