BoJ em Foco!

O destaque da noite ficou por conta de um pequeno ajuste, aparentemente técnico, realizado pelo BoJ, no Japão, no seu processo de QE. A pequena redução das compras de ativos levou a uma apreciação do JPY e uma nova rodada de abertura de taxas de juros no mundo desenvolvido. Segundo a Blooberg:

A minor tweak in a regular Bank of Japan bond-purchase operation on Tuesday was enough to send the yen climbing the most in almost a month, even though evidence weighs overwhelmingly against the adjustment signifying anything meaningful. What the yen’s spike does show is just how big a move will come whenever the central bank does telegraph a fine-tuning in its stimulus program. Tuesday’s gain was as big as 0.5 percent against the dollar, in wake of the BOJ trimming purchases of bonds dated in 10-to-25 years by 10 billion yen ($89 million) compared with its previous operation. Governor Haruhiko Kuroda said last January, in wake of speculation about the significance of similar mechanical tweaks, that such operational tweaks don’t send any signals on policy intentions. 

Uma potencial aceleração no processo de normalização monetária nos países desenvolvidos é o principal risco que vejo para os mercados financeiros globais ao longo de 2018. O evento de hoje me parece apenas um ajuste técnico e ainda está longe de sinalizar uma mudança clara de cenário ou tendência. Contudo, a reação dos mercados mostra a sensibilidade atual dos investidores com o tema em questão.

Acredito que o cenário base siga inalterado. Contudo, após a rápida e acentuada apreciação dos ativos de risco, vejo espaço para alguma acomodação de curto-prazo. No âmbito externo, sigo estruturalmente tomado em taxas de juros nos EUA. Ao longo destes primeiros dias do ano, adicionei uma venda de AUDJPY, via opção, como hedge do portfólio. Acredito que exista um cenário favorável a posição tanto no âmbito “micro” de Austrália e Japão, como a direção da posição combinada (a correlação com o resto do portfólio) ajuda a balancear o portfólio. Além disso, as volatilidades implícitas neste par está no menor nível em cerca de 10 anos.

Na Alemanha, as exportações de dezembro apresentaram alta de 4% MoM, muito acima das expectativas. O número apenas confirma o bom momento da economia global.

No Brasil, a mídia está reportando que Rodrigo Maia passou a se articular de maneira mais intensa para uma potencial candidatura a presidente. Na mesma linha, a aparição de Luciano Huck no programa dominical Domingão do Faustão trouxe de volta a mesa do debate, com imensa intensidade, a possibilidade de Huck voltar a cena política caso até março-abril não se tenha uma candidatura de centro mais competitiva.


O Governo anunciou ontem que irá encerrar, por ora, o debate envolvendo a “Regra de Ouro”. A decisão parece acertada dado o momento ainda delicado para a Reforma da Previdência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?