Brasil: Primeiro passo na longa jornada das eleições.

Ontem foi o primeiro dia depois de muito tempo que observamos alguns sinais mais negativos dos mercados financeiros globais, com alguns movimentos, mesmo que ainda tímidos, de realizações de lucros.

Observamos uma pressão sobre os ativos emergentes, uma forte queda do Minério de Ferro, uma apreciação maior do JPY, um fechamento de taxa de juros das Treasuires, entre outros. Estes são sinais claros de fadiga dos movimentos recentes no curto-prazo. Os sinais ainda são incipientes e os movimentos controlados. Por não haver uma mudança clara de necessário, por ora, estas correções seriam apenas reações naturais a preços menos atrativos e a uma posição técnica mais desfavorável. Ainda cedo falar em mudança ou inversão de cenário e tendência.

Hoje pela manhã já vemos um mercado de volta as tendências recentes, com destaque para o dólar fraco no mundo, as bolsas e as commodities em alta e taxas de juros mais estáveis nos países desenvolvidos.

No Brasil, hoje é o primeiro passo na longa jornada que será a campanha eleitoral para presidente. Lula será julgado em segunda instância no TRF-4, em Porto Alegre. Não vou entrar aqui nos meandros do processo. Acredito que um resultado de 3x0 será bem recebido pelo mercado. Um resultado de 2x1 poderá levar a alguma realização de lucros dos ativos locais. Qualquer resultado com Lula inocentado terá reação extremamente negativa dos ativos locais.

Acredito que o mercado tenha reduzido alocação em ativos do Brasil nos últimos dias e que a posição técnica esteja saudável, mas isso não evitará movimentos relevantes em caso de “resultados extremos” da decisão de hoje.

O IPCA-15, divulgado ontem, apresentou inflação abaixo do esperado. O número mostrou um quadro qualitativo positivo (inflação, núcleos e difusão baixas). O número divulgado ontem tira um pouco da sensação ruim deixada pelo IPCA de dezembro, mostrando um quadro de relativa tranquilidade para a inflação. Continuo acreditando que a Taxa Selic cairá para, pelo menos, 6,75% e ficará neste patamar por um longo período de tempo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Daily News – Sobre Bancos Centrais e Juros.