Flash News – Realização de Lucros.

No Brasil, dia de realização de lucros no mercado de juros, seguindo o movimento externo, e no câmbio, em linha com o dólar forte no mundo. Desde semana passada tenho alertado para o interregno sem novidades relevantes no país que poderia trazer ajustes de posições de curto-prazo e deixar os ativos locais a mercê do cenário internacional. Estamos exatamente nesta fase.

Nos EUA, as vendas no varejo de junho surpreenderam as expectativas do mercado, elevando as previsões para o PIB do segundo trimestre do ano, a despeito dos sinais claros de desaceleração do setor industrial, visto na divulgação da produção industrial do mesmo mês.

Os resultados corporativos, por ora, em estágio inicial, estão mistos, ainda sem uma visibilidade clara.

O dia foi marcado por abertura de taxas de juros e dólar forte, com o peso das vendas no varejo superando os demais vetores do dia.

Mais cedo falei mais profundamente sobre o cenário prospectivo, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/07/morning-call.html.

Escrevi um pouco sobre a posição técnica do mercado local, que pode estar ajudando este período de ajuste de posições e realização de lucros, sem que o cenário base construtivo tenha mudado. Vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/07/posicao-tecnica-fundos-locais.html.

Seguimos em um ambiente de manipulação de preços, onde o mercado acredita que o poder dos instrumentos de política monetária será suficiente para conter a desaceleração global. Nos próximos 3 a 4 meses, saberemos se isso será verdade, com a estabilização do crescimento mundial, ou se estamos diante de uma crise mais aguda. Neste últimos caso, poderíamos entrar em uma dinâmica muito mais negativa, pelo atual nível de preços de vários ativos de risco, e pelo baixo poder de manobra dos instrumentos (conhecidos) de política monetária.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?