Flash News – Fed, IPCA e Previdência.


A quarta-feira foi de “risk-on” generalizado, após Powell e as Minutas do FOMC confirmarem a tendência a uma queda de juros na próxima reunião do FOMC.

A curva já precifica cortes da ordem de 100bps nos próximos meses, o que leva à necessidade de quedas ainda mais agressivas para surpreender o mercado.

De qualquer maneira, continuamos em um ambiente de manipulação de preços por parte dos Bancos Centrais. Estamos naquele momento em que o mercado acredita que a atuação dos BCs será suficiente e poderosa para reverter o cenário de desaceleração global do crescimento. Se a desaceleração for "para valer", isso será brutalmente revisto nos próximos meses.

Se os BCs forem de fato poderosos em reverter à desaceleração global, poderemos ter um dos anos mais positivos para desempenho dos ativos de risco na última década. Olhando de hoje, me parece cedo para apostar nisso, nestes níveis de preço, falando em ativos internacionais.

O mercado ao redor do mundo já precifica ciclos razoáveis de quedas de juros. Será isso suficiente para reverter a desaceleração global?



No Brasil, o Congresso avança na Reforma da Previdência. O IPCA de junho apresentou alta levemente superior às expectativas, mas manteve-se em patamar confortavelmente baixo. O mercado manteve suas apostas em um ciclo relevante de corte de juros, a bolsa local manteve trajetória de alta e o dólar sofreu forte queda, impulsionado pelo dólar fraco no mundo.



Seguimos em um ambiente bastante positivo para os ativos de risco e, em especial, para os ativos emergentes. Olhando a classe como um todo, em termos de fundamentos atuais e direção da economia, o Brasil ainda se destaca neste meio.

Os riscos no horizonte continuam os mesmos – crescimento global e seus impactos em alguns mercados. Por ora, o mercado vem dando mais peso ao possível aumento de liquidez. Até onde irá esse cenário é a grande pergunta do momento.

When the music stops, in terms of liquidity, things will be complicated. But as long as the music is playing, you’ve got to get up and dance. We’re still dancing.

Ex CEO of Citigroup Chuck Prince


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?