Flash News – Para onde vamos?



A quinta-feira trouxe algumas novidades ao cenário local e externo.

No Brasil, destaque para a queda das ações dos bancos, na esteira do resultado do Bradesco. Por outro lado, vemos bom desempenho de algumas ações cíclicas locais, como a Ambev, com desempenho mais positivo no trimestre.

Reforço minha visão de se afastar o máximo possível das ações cíclicas globais e das consideradas “blue chips”, buscando maior exposição a ações cíclicas locais e a gestores capazes de navegar este tipo de cenário de maneira mais suave. A partir de agora, a direção dos movimentos dos índices de bolsa podem dizer pouco sobre o mercado como um todo.

Vimos na divulgação da conta corrente de junho um número levemente abaixo das expectativas. Contudo, o primeiro fluxo positivo para ações em muito tempo, a despeito da continuidade de um fluxo negativo para renda fixa, o que faz total sentido em um Brasil de juros mais baixos.



No câmbio e no mercado de juros, seguimos basicamente os ativos externos, dominados pela dinâmica após a decisão do Banco Central Europeu (BCE).

Nesta linha, BCE “apenas” atendeu as expectativas ao sinalizar para medidas adicionais de estímulo nos próximos meses. Ainda parece cedo para afirmar que o mercado começou, de fato, a questionar o poder de fogo dos bancos centrais, mas hoje pode ter sido um desses primeiros sinais, e a minha maior preocupação há cerca de 3 meses.

Vimos abertura de taxas de juros, dólar forte e queda do ouro.

Tendo a acreditar que em algum momento desta desaceleração global o “poder de fogo” dos bancos centrais será questionado e “novos coelhos” terão que ser “tirados da cartola”. Até lá, a situação pode piorar antes de melhor.

Reforço que ainda parece cedo trabalhar com este cenário, mas é meu cenário base desde o final do primeiro trimestre do ano.

No campo econômico, vimos dados mais positivos nos EUA, com Durable Goods e Jobless Claims.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?