Daily News – Leve “Risk-Off”. Sem melhora no cenário de crescimento global.


Os ativos de risco estão abrindo o dia em tom negativo, seguindo o movimento do final da tarde de ontem, após os resultados da Netflix e os ruídos envolvendo a Guerra Comercial (ide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/07/flash-news-netflix-guerra-comercial-e.html).

Eu sigo com um viés mais cauteloso e negativo com o cenário internacional. Manterei este viés enquanto não for comprovado nos dados econômicos que o poder dos instrumentos de política monetária será suficiente para estabilizar o crescimento global. Se isso ocorrer, terei flexibilidade para alterar minha visão mais negativa.

Caso contrário, manterei a conclusão de que estamos em um estágio avançado do ciclo econômico, podendo estarmos diante de uma crise mais aguda e grave. Sigo colocando mais probabilidade neste segundo cenário do que no primeiro. Por ora, seguimos em um momento do cenário em que os ativos de risco ficam suportados na esperança de que o poder de fogo dos bancos centrais será suficiente para conter a desaceleração do mundo.

Nesta linha, os dados de exportação do Japão divulgados essa noite mostraram nova rodada de desaceleração, apontando para um quadro de extrema fragilidade do crescimento mundial:

*Japan June Exports Y/Y: -6.7% v -5.4%e (7th straight fall)
*Exports to #China Y/Y: -10.1% v 9.7% prior (7th straight fall; largest since Jan. 2019)
*#Semiconductors Exports to China Y/Y: -21.3% V -3.4% prior



No Brasil, a mídia segue ventilando os projetos de Reforma Tributária e potenciais medidas e estímulo ao crescimento.

Sigo bastante construtivo com o cenário para Brasil de longo-prazo, especialmente alguns setores e ações da bolsa. Contudo, entendo que estamos em um momento de poucas novidades em que o ajuste de posições e o cenário internacional podem dar o tom de curto-prazo para os ativos locais:

Primeiro, potencial implementação de uma nova “CPMF”, com nome alterado:


Segundo, eventual implementação de um IVA:


Finalmente, a possibilidade de saques periódicos do FGTS:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?