Daily News – Fragilidade na Ásia, Apple segurando EUA e Itaú dragando Brasil.


A noite foi novamente de forte queda das bolsas da Ásia, com destaque para o PMI da China (vide detalhes abaixo). Nos EUA, os futuros das bolsas estão abrindo em leve alta, após forte lucro da Apple no “after-market”, que está dando sustentação a este movimento, a despeito de mais sinais negativos na Ásia e adjacências.

Na China, vimos uma melhora apenas marginal do PMI Manufacturing, com queda do PMI Non-Manufacturing. O cenário de preocupação em relação a saúde econômica do país e da região está mantido. Estes são números que ainda demandam atenção e não apontam para uma estabilização da economia.




Gosto de pensar algumas alocações para o tema de desaceleração e aumento de probabilidade de crise na China: (1) Short AUDBRL, (2) Long Put FXI (ETF de China nos EUA ou (3) Put Vale (está é muito mais discutível, dado a situação aparentemente saudável da empresa. Seria um play macro de proteção).

No Brasil, seguimos com destaque para a temporada de resultados corporativos. Ontem vimos forte queda das ações do Itaú, que acabaram levando consigo o índice Ibovespa. Reforço aqui minha mensagem das últimas semanas:

Focar em ativos, ações e setores específicos, saindo um pouco do "óbvio" do "Índice Ibovespa". Acho que exitesm enormes oportunidades na bolsa local, mas a seleção dos gestores, dos setores e das ações será cada vez mais importante. Ontem mesmo, o BOVA11 (índice Ibovespa, carregado de Bancos, Cíclicos globais e/ou estatais) caiu 0.4%. Já o SMAL11 (empresas de menor tamanho e mais focadas em cíclicos locais) subiu cerca de 1%. Minha tese, assim, esta se intensificando. Cíclicos Globais e Bancos segurando as “Large Caps”. Foco nos cíclicos locais!

O dia será de agenda agitada, com destaque para o Fed e para o Copom. Espero queda de 25bps por parte do Fed, o que está em linha com o consenso. Espero queda de 25bps para o Copom, diferente de um consenso mais concentrado em uma queda de 50bps. Entendo que no caso do Copom existem ótimos argumentos para uma queda de 50bps e que, neste caso, a minha visão é muito mais fraca e frágil, com chances relevantes de eu estar errado.

No Japão, vimos nova deterioração da economia, com mais um mês de queda do Consumer Confidence:


Na Europa, o PIB ficou dentro das expectativas do mercado, com uma parca alta de 0,2% QoQ e 1,1% YoY:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?