Flash News – Moderação externa. Brasil: Ao infinito e além?


A sexta-feira foi marcada pela divulgação dos dados de mercado de trabalho nos EUA, mas também pela baixa liquidez devido a interregno do feriado de 4 de julho.

Os números divulgados hoje nos EUA mostraram uma criação robusta e saudável de empregos em junho, revertendo parte da fraqueza do mês anterior:



A despeito desta recuperação, já há sinais incipientes, mesmo nos números mais positivos de hoje, de arrefecimento da economia, especialmente no tocante a renda, importante pilar de sustentação do crescimento dos EUA.



Em reação ao número de hoje, vimos uma forte elevação das taxas de juros e fortalecimento do dólar, justo em um momento em que o mercado começava a embarcar no consenso de um dólar mais fraco no mundo e de juros mais baixos indefinidamente.

Em relação ao dólar tenho poucas convicções de sua direção estrutural. Em relação as taxas de juros, tendo a achar que o movimento de hoje é de prazo mais curto. Pode durar alguns dias/semanas, mas a tendência ainda me parece ser de taxas mais baixas estruturalmente neste estágio do ciclo econômico.

O dia acabou sendo de realização de lucros nas bolsas (ex-Brasil). A redução das expectativas de queda das taxas de juros nos EUA retira um suporte de curto-prazo para os ativos de risco, mas não retiram o fato do Fed ter disposição e algum poder de suporte através de eventuais quedas de juros e/ou retorno ao QE. Se serão suficientes no longo-prazo é outra história.

No Brasil, o câmbio seguiu o movimento global de dólar forte. Os juros apresentaram “steepening” da curva e a bolsa apresentou bom desempenho vis-à-vis seus pares internacionais.



Interessante notar como já há uma clara performance mais positiva de setor mais ligados a economia domestica em relação ao índice desde que a Reforma da Previdência começou a avançar no Congresso. Hoje, por exemplo, o Ibovespa apresenta alta marginal, mas o índice de Small-Caps sobe mais de 1%.

Sigo mais cauteloso estruturalmente com o cenário externo, porém ainda bastante otimista com Brasil. O nível de preços e a velocidade de recuperação dos ativos locais me incomodam, mas faz parte do jogo...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?