Daily News – Brasil: Sinais de recuperação.

Siga:  https://twitter.com/DanKawa2/

A sexta-feira se inicia com humor mais positivos dos mercados. Uma sequência de resultados corporativos mais positivos nos EUA parece estar ajudando a dar sustentação aos índices de bolsa locais e, consequentemente, globais.

A grande verdade é que desde o início das férias/verão no Hemisfério Norte, não há muita coisa acontecendo do ponto de vista de nível nos índices, a despeito de grande movimentação e diferenciação entre ações e setores.

Ontem foi um exemplo claro disso, com Amazon divulgado resultado abaixo do esperado e caindo cerca de 3% no “after-market”, mas Google subindo cerca de 6% após resultado robusto.

Vamos começar hoje falando de Brasil. Na ausência de notícias relevantes para o cenário local, destaque para os resultados corporativo, onde já vemos relevante recuperação e otimismo nas empresas e nos setores cíclicos locais. O Valor dá destaque à isso esta manhã: https://www.valor.com.br/empresas/6365903/multis-do-setor-de-consumo-veem-sinais-de-recuperacao.

Tenho insistido nesta tese e mantenho essa minha visão estrutural: Reforço minha visão de se afastar o máximo possível das ações cíclicas globais e das consideradas “blue chips”, buscando maior exposição a ações cíclicas locais e os gestores capazes de navegar este tipo de cenário de maneira mais suave. A partir de agora, a direção dos movimentos dos índices de bolsa pode dizer pouco sobre o mercado como um todo.

No mercado de juros, já vemos quase 150bps de corte de juros precificado na curva, com praticamente 50bps precificado para o próximo Copom. Eu tenho uma visão mais conservadora de 4 quedas de 25bps, mas entendo que minha visão tenha ficado defasada e há fortes argumentos para um corte inicial de 50bps na Taxa Selic.

Na China, gostaria de reforçar neste fórum minha preocupação com o cenário para o sistema financeiro e bancário no país, que pode trazer mais ruídos no curto-prazo. Este poderia ser um grande “black swan” para o mercado e merece atenção especial nos próximos meses.

A Coreia do Norte confirmou o teste de misseis balísticos como forma de sinalizar seu poder à Coreia do Sul. Este tipo de postura não tem afetado preço de mercado. Contudo, uma piora nesta frente poderia gerar volatilidade de curto-prazo.

Na Itália, melhora expressiva do Consumer Confidence em junho: Italian Consumer Confidence Index Jul: 113.4 (exp 109.6; R prev 109.68) - Manufacturing Confidence Jul: 100.1 (exp 100.5; prev R 100.7) - Economic Sentiment Jul: 101.2 (prev 99.3).

Fonte: Bloomberg

Yields na Europa continuam gerando grande debate no mercado. Será um novo normal? Ou estamos semeando uma nova e grande crise?




Fonte: Bloomberg

Uma saída para a crise econômica da Europa seria um alivio fiscal por parte da Alemanha, que ainda apresenta superávit fiscal relevante:


Fonte: Bloomberg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?