Daily News – China: Recuperação (concentrada) do crescimento.


Os ativos de risco estão abrindo a semana com leve viés positivo, após dados econômicos acima do esperado na China. Destaque apenas para a forte queda nas criptomoedas, que na média indicam pouca coisa sobre a direção dos demais ativos de risco.

A semana será marcada pelo começo da temporada de resultados corporativos nos EUA, onde já é esperado uma deterioração nos lucros e nas perspectivas futuras. A agenda de indicadores de crescimento no país também será importante.

Como tenho comentado neste (e em outros fóruns) seguimos em um ambiente de volatilidade cadente, típico das férias e do verão no Hemisfério Norte (https://twitter.com/DanKawa2/status/1150166186639970304 e https://twitter.com/DanKawa2/status/1149743467930750976).



No Brasil, final de semana de poucas novidades. Teremos no Brasil quase um mês de hiato político, com verão e férias nos EUA. Momento de pouca vol e exuberância dos mercados, na média histórica. Riscos: Posição técnica de curto-prazo (estrutural ainda é saudável) e cenário externo.

Algum foco da mídia na eventual proposta de Reforma Tributária que deverá ser o novo foco do Governo passado o recessão e a aprovação da Reforma da Previdência.

Sigo otimista com as perspectivas da economia do país e seus ativos locais. Vejo a Bolsa e, em especial, algumas ações e setores, como a melhora maneira, neste momento, de “surfar” este ambiente mais propício. Tenho pouca convicção no dólar/câmbio, apesar de vê-lo mais fraco no curto-prazo. Ainda há um carrego positivo nos juros longos locais.

No curt-prazo, há espaço para ajustes de posições. Devido ao hiato de notícias, deveremos ficar mais susceptíveis aos movimentos externo.

No cenário internacional, todas as atenções desta noite foram voltadas para a China. Os números de atividade econômica de junho ficaram acima das expectativas, apresentando recuperação em relação ao mês anterior (vide tabela abaixo):



A recuperação deve ser vista como positiva.Contudo, olhando a abertura dos indicadores, observamos que alguns efeitos pontuais e localizados representaram componente importante da recuperação, como as vendas de automóveis. O impacto positivo das medidas de suporte à economia adotadas pelo governo também são visíveis na “velha China”, ou seja, nos setores mais dependentes de estímulos e, no longo-prazo, nem tão produtivos assim (vide gráficos abaixo).

No geral, são números que retiram um risco de desaceleração adiciona de curto-prazo, ou de uma crise mais aguda. Contudo, mostram os efeitos limitados da intervenção governamental e os desafios de longo-prazo da economia que permanecem inalterados.





Segundo a mídia (NBC) Trump estaria pensando em demitir o Secretário do Comércio Will Ross:

TRUMP CONSIDERS REMOVING COMMERCE SECRETARY ROSS: NBC


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?