Copom e Fed


Copom:
Copom ratificou o mercado para esta e as próximas reuniões. Ciclo de no mínimo 100bps de queda da Taxa Selic. Mercado precifica um ciclo em torno de 120bps, comunicado não fez nada para alterar essa expectativa. Mercado de juros deve permanecer bem ancorado na parte curta da curva, talvez com algum fechamento adicional.

Mais um vetor de suporte para minha tese de cíclicos locais e “small e mid caps” contra cíclicos globais e “blue chips” (vejam o que está ocorrendo com as ações dos bancos).


Fed:
Em linha com minhas expectativas (vide link abaixo). Dois dissensos, deixou a porta aberta para novos cortes, mas "data dependent", sem se comprometer. Pressão está nos ombros do Powell. Mercado pode achar pouco e sofrer realização adicional de lucros.

A reação do mercado após o FOMC, neste breve "mini pânico", mostra o quão frágil estamos (além dos efeitos dos fundos quantitativos na volatilidade intrada). Se o mercado "panica" deste jeito com um Fed levemente mais hawkish, o que ocorrerá quando os juros forem 0% e a economia estiver em recessão??? Com pouco poder de manobra por parte dos bancos centrais?


Mercados:
O Fed ainda não me preocupa muito, mas a Europa (ECB) e a China (PBoC) tiram meu sono...

Continuo bastante preocupado com o cenário internacional e recomendando um portfólio mais defensivo, com: Ouro, JPY, Short AUDBRL, Puts de SPX, FXI e HYG além de duration longa nos EUA.

Sigo estruturalmente mais otimista com Brasil, mas entendo que a bolsa e o câmbio navegarão a mercê do cenário internacional. Entendo que o mercado de juros ficará bem suportado, mas nos atuais níveis não gosto do risco/retorno estrutural. Prefiro setores e ações específicas, locais, aos índices como Ibovespa, carregados de cíclicos globais e setor bancário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?