Weekend News – Otimismo em Wall Street, pessimismo em Main Street.


Os ativos de risco abrindo a semana como esperado, após os desenvolvimentos do final de semana: futuros de índices de bolsa nos EUA, bolsas da Europa e Ásia em alta, assim como o petróleo e as commodities metálicas não preciosas. Forte queda do Ouro. Câmbio com movimentos mais tímidos.

Nesta noite, a OPEP anunciou que estenderá o corte de produção de Petróleo o que está impulsionando ainda mais o preço da commodity esta manhã.

O final de semana foi bastante agitado, mas o destaque ficou sem dúvida alguma para a “trégua” anunciada entre EUA e China na Guerra Comercial. Neste período, novas tarifas não serão impostas e empresas dos EUA poderão vender produtos para Huawei. É um desenvolvimento positivo.

Os mercados já haviam migrado para esta direção, mas há espaço para uma reação positiva de curto-prazo. Estamos entrando no verão no hemisfério norte, período conhecido por menos liquidez. Os Bancos Centrais e Trump parecem ter colocado um suporte no cenário para este período.

Assim, podemos seguir em um ambiente mais construtivo, mesmo que instável, no curto-prazo, mas com enormes desafios no longo-prazo. Foco, agora, deve migrar para o tamanho da desaceleração da economia global. Dados como ISM e PMI na semana que vem serão extremamente importantes.

Nesta linha, o PMI oficial da China no final de semana já nos trouxe informações mais negativas. O PMI Manufatura na China - um importante indicador coincidente de crescimento - ficou estável em 49.4 pontos, contra expectativas de leve alta. Confirma um momento de fragilidade da economia. Vale dar atenção especial à problemas recentes no sistema financeiro local.

Por ora, e como esperado, os ativos de risco estão dando maior peso ao “cessar fogo” do que aos sinais adicionais de desaceleração do crescimento global.

Na Europa os números finais dos PMIs de junho apresentaram quedas adicionais e permaneceram em patamar compatível com um crescimento pífio da economia.



No Japão, o Takan – um dos indicadores de confiança mais importantes do país – apresentou sinais na mesma direção de desaquecimento da economia.



As exportações da Coreia do Sul, um importante termômetro para a saúde da economia global, seguiram mostrando desaceleração.



No Brasil o final de semana foi de poucas novidades. Há esperança de a Reforma da Previdência ser votada antes do recesso parlamentar. A população foi ontem às ruas para apoiar a Lava-Jato e Sergio Moro, mas acredito que isso não tenha impacto nos mercados locais.

O Governo e o BCB acenam com mudanças no compulsório, o que pode ser um começo de agenda mais pro-crescimento para além da Previdência.

Seguimos em um ambiente de desafios ao crescimento local, mas com perspectivas de inflação e juros baixos e expectativas de retomada, mesmo que gradual da economia.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?