Daily News – No news is good news, so far…


Os ativos de risco estão apresentando recuperação essa manhã, principalmente com as bolsas globais em leve alta.

O destaque da noite ficou por conta da indicação, por parte de Trump, de dois candidatos para vagas no Fed. Ambos são aparentemente “dovish” e alinhados com a demanda do Presidente dos EUA para juros mais baixos no país. Um deles, inclusive, já advogou em favor do retorno do “Padrão Ouro”.

A despeito das bolsas em alta, vemos um fortalecimento do JPY e alta do Ouro, o que costuma indicar alguma fragilidade para os ativos de risco.

Na Europa, os PMIs Services apresentaram sinais, mesmo que incipientes e frágeis, de estabilização. O patamar, na média, ainda é bastante deprimido e condizente apenas com um crescimento pífio da região.

Fonte: Bloomberg

Na China, o PMI Services também apresentou moderação, confirmando o arrefecimento econômico do país.



No Brasil, todas as atenções estão voltadas para os avanços da Reforma da Previdência. Há esperança de uma leitura/votação na Comissão Especial ainda esta semana. Há chances, porém pequenas, de que vá à votação em plenário antes do recesso parlamentar.

No campo econômico, vejo poucas mudanças e/ou novidades. A produção industrial divulgada ontem foi um pouco melhor do que as expectativas em maio, com uma abertura levemente mais positiva, mas em um quadro de crescimento desafiador.



Finalmente, mantenho minha visão recente:

Meu grande medo é que na próxima crise econômica global, que acho que está cada vez mais próxima, os instrumentos de política monetária "convencionais" não sejam suficientes.

Após a reunião do G20 e a trégua entre EUA e China, podemos seguir em um ambiente mais construtivo, mesmo que instável, no curto-prazo, mas com enormes desafios no longo-prazo.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?