Daily News – “Ao Infinito e Além?”

Siga: https://twitter.com/DanKawa2/status/

A manhã desta quinta-feira está sendo de pouca movimentação, após uma quarta-feira de otimismo ao longo da tarde, que acabou levando a um fechamento positivo dos mercados no dia de ontem.

Uma temporada de resultados corporativos, na média, melhores do que o esperado nos EUA, aliado as enormes expectativas de afrouxamento monetário adicional por parte dos bancos centrais, continuam dando suporte aos ativos de risco ao redor do mundo, em especial as bolsas. A posição técnica aparentemente saudável do mercado também ajuda estes movimentos.

Veja o MSCI em EUR:

Fonte: Bloomberg

A agenda do dia será de extrema relevância, com destaque para o Durable Goods Orders nos EUA e para a decisão do ECB na Europa. Já há uma expectativa relevante de que o ECB irá, no mínimo, sinalizar para medidas adicionais e agressivas de suporte monetária nos próximos meses. Não a toa, vemos movimentos “nunca antes vistos” no mercado de juros da região:



Fonte: Bloomberg

Infelizmente, Podemos ver que a cada nova medida proposta pelo ECB, os efeitos marginais são menores, no que podemos cunhar como a “Lei do Dimishing Returns”, mas que temos que respeitar no curto-prazo:



O cenário econômico segue desafiador, com o IFO na Alemanha apresentando queda e ficando abaixo das expectativas do mercado, o que confirma um quadro de fragilidade da economia do maior país da Europa e uma das maiores economias do mundo:

Ifo Business Climate Index (BCI) posts a larger-than-expected fall, from 97.5 in June to a 75-month low of 95.7 in July. Well below its average in Q2. Both the current conditions and business expectations indices fell.


Fonte: Bloomberg

Na Coreia do Sul, por outro lado, o PIB do 2Q acabou superando as expectativas do mercado com alta de 1,1% no trimestre e revertendo parte da queda do trimestre anterior:


Fonte: Bloomberg

Na China, seguimos acompanhando o mercado de crédito e o mercado bancário, onde novos ruídos começam a aparecer, com alguns papeis de bancos locais e menores apresentando quedas relevantes, o que indica desconforto do mercado com a situação financeiras destas instituições:

Another troubled bank in China - Jinzhou Bank is seeking strategic investors after reported liquidity issues. Its bonds are tanking.

Fonte: Bloomberg

No Brasil, seguimos sem novidades relevantes. Destaque apenas para os detalhes do saque do FGTS: https://www.valor.com.br/brasil/6364341/recursos-do-fgts-poderao-dar-garantia-emprestimos. Acho que tem pouco impacto macro de longo-prazo, a despeito dos impactos de curto-prazo, podendo ajudar alguns setores da bolsa.
A temporada de resultados locais continua a todo vapor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?