Daily News – Risk-Off!


A manhã desta quarta-feira está sendo de um “risk-off” leve, porém clássico, com bolsas em queda, dólar forte, fechamento de taxa de juros nos países desenvolvidos, alta das commodities metálicas preciosas, mas queda das não-preciosas.

Vejo três destaques internacionais:

Primeiro, a investigação sobre as empresas de tecnologia dos EUA, já comentada ontem, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/07/flash-news-brasil-inflacao-baixa-e.html mas cuja a mídia está dando mais atenção aqui, https://www.wsj.com/articles/justice-department-to-open-broad-new-antitrust-review-of-big-tech-companies-11563914235?mod=hp_lead_pos1.

Segundo, uma nova rodada de PMIs mais fracos do que as expectativas e mostrando nova queda na Europa. O cenário de crescimento da região segue extremamente preocupante e fragilizado.




Fonte: Bloomberg / Morgan Stanley

Vemos alguma sustentação no setor de serviços se compararmos ao setor de manufatura, mas a direção de desaceleração é clara e preocupante, sem nenhum sinal de estabilização:

Fonte: Bloomberg

Não a toa vemos as taxas de juros na Alemanha voltando ao pisos históricos após curta e rápida tentativa de recuperação:

Fonte: FT

Terceiro, o Deutsche Bank divulgou novo resultado que podemos caracterizar como catastrófico, levando a nova queda nas ações de um dos bancos mais relevantes e alavancados da Europa. Mesmo considerando que seu “market cap” que caiu consideravelmente nos últimos anos, a relevância e nível de interconectividade do banco merecem que atenção seja dada ao assunto:


Fonte: Bloomberg / DB

No Brasil, estamos na temporada de resultados corporativos. Assim que tivermos algum resultado mais relevante tentarei comentar aqui, deixando claro que o mercado de ações não é meu foco nem minha especialidade.

De acordo com os “sell-sides”, resultado da Cielo abaixo das expectativas. Empresas está em um setor que passa por um novo nível de competição estrutural e continua apresentando dificuldades em combater esses novos e agressivos concorrentes.

A Petrobras anunciou a venda de cerca de R$9bi de ações da BR Distribuidora, em mais um passo importante na agenda de privatizações deste governo: https://www.valor.com.br/empresas/6362491/br-e-privatizada-e-petrobras-poe-r-85-bi-no-caixa.

Segundo a mídia, o FGTS poderá liberar cerca de R$30 bi de recursos nessa primeira fase do projeto da equipe econômica.

O Brasil segue a mercê do cenário internacional e, agora, deverá seguir os resultados corporativos locais mais de perto e os “guidances” das empresas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?