Daily News – Avanços positivos no Brasil. Cenário de crescimento preocupante na Europa.


Após o feriado nos EUA, mas com o mercado ainda com a liquidez prejudicada, estamos iniciando está sexta-feira em tom mais negativo, com leve “risk-off” dos ativos de risco. Destaque para a queda das bolsas e das commodities metálicas (preciosas e não preciosas) e para um dólar mais fraco no mundo, mas em movimento ainda tímido.

No cenário internacional, o destaque ficou para mais uma mês de forte queda do Factory Orders na Alemanha. O número apresentou impressionante e acentuada queda de 2,2% no mês, contra expectativas de queda de 0,2% MoM.

A economia alemã é importante por seu tamanho e por sua interligação com a China/Ásia e o resto do mundo, com corrente de comércio relativamente elevada. A queda acentuada em mais um mês mostra uma disfunção elevada na economia e sinais de extrema fragilidade do crescimento.




Estamos na fase do ciclo econômico global em que o mercado se sustenta na expectativa de que os bancos centrais serão bem-sucedidos em suportar a economia mundial e seu crescimento, e a desaceleração recente será apenas um “mid cycle slowdown”. Isso acaba sustentando alguns ativos de risco, como as bolsas e os mercados emergentes – via fechamento de taxas de juros. Caso a desaceleração se mostre mais duradoura e permanente, ou seja, um cenário de fim de ciclo econômico e eventual “recessão” global, poderemos entrar e um ambiente muito mais desafiador para todas as classes de ativos de risco. Ainda é cedo para termos este tipo de conclusão, mas meu viés e de estamos migrando para este último cenário.

Como já disse Chuck Prince, ex CEO do Citibank antes da crise de 2008: “When the music stops, in terms of liquidity, things will be complicated. But as long as the music is playing, you’ve got to get up and dance. We’re still dancing.”, ou como gosta de dizer um amigo deste fórum, “os mercados parecem estar fazendo piquenique na beira de um vulcão ativo.

Saindo do internacional negativa e entrando no cenário de Brasil, a Comissão Especial aprovou o texto da Reforma da Previdência. Com trabalhos até a madrugada foram capazes de avançar na aprovação (ou não) dos destaques, abrindo caminho para que ainda seja levada ao plenário antes do recesso parlamentar.

Estive ontem em evento com Paulo Guedes. É revigorante ouvir seu entusiasmo e seu projeto para o país. Não será fácil. Será um caminho longo e tortuoso, permeado de incertezas e volatilidade. Porém, a direção está dada e é positiva para a economia e os mercados.

O Valor de hoje traz alguns dos projetos que foram citados pelo Ministro: https://www.valor.com.br/brasil/6333121/reforma-tributaria-e-privatizacao-sao-proximas-metas-diz-guedes.

Continuo otimista com o país e seus ativos, vendo uma direção clara e positiva, com mudanças estrutrais que serão percebidas ao longo do tempo. Nos atuais níveis de preço, gosto da Bolsa local, em alguns setores e empresas específicas. Ainda tenho pouca convicção na direção estrutural do dólar, mas entendo que o curto-prazo o cenário internacional poderá ajudar o Real. Nos atuais níveis de preço, vejo um risco/retorno pior no mercado de juros.

O caminho para o Brasil será longo e tortuoso, permeado por incertezas e volatilidade. Contudo, a mudança estrutural que está ocorrendo é brutal e será refletida no preços dos ativos locais ao longo do tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?