Daily News – Noite de poucas novidades.


A noite foi relativamente tranquila e de agenda esvaziada no cenário internacional. Esta manhã estamos vendo uma leve realização de lucros, com um movimento clássico, porém bastante incipiente, de “risk-off”, com bolsas em queda, metais preciosos em alta, fechamento de juros no mundo desenvolvido e afins.

A agenda do dia nos EUA também será esvaziada após a divulgação do ISM Manufacturing (já comentado aqui) na manhã de ontem.

No Brasil, os jornais estão reportando a possível evolução da Reforma da Previdência e a possibilidade de inclusão dos Estados e Municípios na proposta: https://www.valor.com.br/politica/6327953/governo-e-cupula-do-congresso-retomam-articulacoes-por-reforma.

O valor traz entrevista com o Secretário de Política Econômica, onde são tratados temas importantes para o país passada a Reforma da Previdência: https://www.valor.com.br/brasil/6327995/reforma-da-previdencia-agrega-04-ponto-ao-pib.

Finalmente, o mesmo Valor traz artigo sobre a MP881: https://www.valor.com.br/politica/6328009/relatorio-da-mp-881-acaba-com-o-esocial.

Na China a noite trouxe indicações de que o Governo pode acelerar o processo de liberalização do seu sistema financeiro, além de sinalizar para medidas adicionais de suporte a economia e ao crescimento.

Na Austrália o RBA – banco central do país – cortou os juros em 25bps, como já havia sinalizado há algumas semanas atrás.

Continuo vendo um cenário econômico global extremamente desafiador. Entendo que a dicotomia entre cenário econômico e mercados (peço de ativos financeiros) possa durar algumas semanas ou meses, mas acho difícil que dure indefinidamente. Assim, acredito que ou os dados econômicos começam a mostrar estabilização do crescimento, ou os ativos financeiros estão com sua precificação errada. Não vejo sinais de melhora na economia ou no crescimento, ou pilares de sustentação para uma eventual melhora, por ora.

No Brasil, ainda vejo a Reforma da Previdência sendo aprovada. Já vejo o mercado local de juros bem precificado em sua parte curta da curva. Ainda há algum prêmio na parte longa, mas o movimento começa a me incomodar por seu tamanho e sua velocidade nas últimas semanas. Ainda gosto do mercado de renda variável, mas entendo que não será uma apreciação em linha reta, especialmente diante de um cenário externo desafiador. Não tenho visão estrutural para o câmbio. Acho que o BRL pode manter-se em uma banda relativamente larga, na faixa de 3,70-4,00 por um longo período de tempo.




Comentários

  1. Bom dia, Dan! Sou acompanhante assiduo do seu blog! Gosto da forma que voce pensa e como escreve! Parabens!
    Quanto aos juros longos, como ta a sua cabeça? Notei que hoje, pela primeira vez, você nao recomendou.

    Abs,
    Lucas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?