Brasil: Dinâmica terrível e de difícil explicação.


Resta a dúvida se estes são movimentos técnicos, normais, de realização de lucros e ajustes, ou o começo de uma nova tendência, liderada pelo processo de normalização monetária nos EUA.

Como comentei pela manhã (https://mercadosglobais.blogspot.com.br/2017/11/air-pockets-us-equities-bondsbrasil.html) ainda vejo espaço para um processo de abertura de taxas de juros nos EUA, seguida de acomodação/realização das bolsas no país. Dependendo da velocidade destes movimentos, não haveria motivos, neste momento, para contágios maiores nos demais ativos de risco. Este cenário, até agora, está sendo seguido “a risca”, exceto pelos movimentos no Brasil.

Em relação ao Brasil, realmente tenho poucas explicações claras, óbvias ou concretas para os movimentos recentes. e para a perda de correlação em relação a seus pares. O movimento de deterioração ainda me parece técnico, liderado por motivos de posição técnica, preços e sazonalidade. Contudo, a dinâmica continua terrível e de difícil previsibilidade.

O IPCA ficou abaixo das expectativas do mercado em outubro, com alta de 0,42% MoM e 2,70%. O número reforça um cenário de inflação corrente baixa e perspectivas de inflação ainda contidas e abaixo da meta. O número de hoje reforça uma Taxa Selic que chegue, pelo menos, nos 7%, permanecendo neste patamar pelo horizonte relevante de tempo.

O cenário de recuperação cíclica do crescimento e do mercado de trabalho segue inalterado, assim como as contas externas continuam saudáveis. O quadro fiscal preocupa, mas o Governo sinaliza com a possibilidade de implementação da Reforma da Previdência.


Mantenho posições compradas em ativos locais, mas administrando ativamente, mais do que a média dos últimos meses, os tamanhos e instrumentos das posições, visando me defender de cenário extremos e do aumento recente da volatilidade. Continuo complementando o portfólio com compras de volatilidade de Rates, Equities e FX ao redor do mundo. Como é usual nestas posições, a administração dos deltas, tamanhos e instrumentos segue bastante ativa, especialmente nos últimos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Daily News – Sobre Bancos Centrais e Juros.