USD

Os ativos de risco estão iniciando a semana com o retorno das tendências de longo-prazo que vem sendo destaque nos últimos meses. Assim, o USD opera em forte alta hoje pela manhã. As bolsas ao redor do mundo apresentam desempenho levemente positivo, com as commodities sobre pressão. Os bonds ao redor do mundo desenvolvido se mostram bem comportados. Com mais uma rodada de forte elevação do USD no mundo,  mercado de juros emergentes apresenta dinâmica ruim, a despeito do bom desempenho das bolsas desses países.

Na Alemanha, o IFO de fevereiro – um dos principais indicadores de confiança de toda a Europa – apresentou leve alta, ratificando um cenário de crescimento saudável e em recuperação no país.

A agenda do dia será recheada de indicadores de segunda ordem, como o IPC-S no Brasil e o Existing Home Sales nos EUA.

Eu mantenho minha visão de que, salvo períodos pontuais e pouco acentuados de acomodação, as tendências de longo-prazo devem ser mantidas, leia-se: renda variável bem suportada nos países desenvolvidos, USD forte, e commodities sobre pressão. O ambiente ainda se mostra desafiador para os ativos emergentes, o que deve dificultar grandes tendências correlacionadas nesta região. O lado micro de cada país deve gerar diferenciação entre os mercados de juros e renda variável em cada um dos países, especialmente em um ambiente de fortalecimento inequívoco do USD.

No Brasil, a despeito de continuar vendo valor na parte intermediária da curva de juros, entendo que enquanto o BRL estiver em trajetória rápida e acentuada de depreciação, não será possível vislumbrar um cenário mais positivo para o mercado de juros. Além disso, os desafios para a política econômica local ajudarão a tornar o ambiente extremamente desafiador. Assim, acredito que seja necessário esperar um timing melhor para adotar posições mais agressivas na direção de fechamento de taxas de juros no Brasil. Enquanto isso, o BRL deve manter dinâmica negativa, tornando posições compradas em USDBRL via estrutura de opções, como temos observado a alguns dias, bastante atrativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?