EUA: Inflação baixa e acomodação do crescimento

Agora pela manhã acabaram de ser divulgados o Housings Starts e o PPI de janeiro. Ambos confirmam o cenário de acomodação do crescimento, com um risco crescente de uma inflação branda por um período ainda mais prolongado de tempo do que o imaginado anteriormente.

- O Housing Starts apresentou queda 2% MoM no mês, saindo de 1087k para 1065k, levemente abaixo das expectativas de 1070k. Com uma forte onda de frio assolando a costa  leste do país, é provável que os números do setor imobiliário sofram pressões negativas no curto-prazo, como observamos ontem com uma queda acima das expectativas do NAHB Housing Market Index.

- O PPI apresentou queda de -0.8% MoM, muito abaixo das expectativas de -0.4% MoM. O Core PPI caiu -0.3% MoM, contra expectativas de alta de 0.1% MoM. O numero mostra  um cenário ainda extremamente desinflacionario. Mantida esta tendência, ficará cada vez mais difícil para o Fed defender seu cenário de que a inflação irá migrar, gradualmente, para os 2%, e que as pressões baixistas na inflação tendem a ser pontuais e localizadas.

A Ata do FOMC será o destaque do dia e ajudará a permear de maneira mais clara o debate do timing em torno do começo de um processo de ajuste de taxas de juros no país. Ainda vejo disposição por parte do Comitê em ganhar flexibilidade, adotando um comunicado mais neutro e menos “amarrado”. Assim, altas de juros após a reunião de março seriam possíveis, porém não certas, o que daria maior liberdade de atuação ao Fed em um ambiente de incertezas um pouco maiores (acomodação do crescimento, inflação baixa, greve nos portos da costa oeste, frio intenso na costa leste e etc).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?