EUA: ISM Manufacturing, Prices Paid e ativos de risco.

O ISM Manufacturing recuou de 55.1 para 53.5 pontos em janeiro, abaixo das expectativas de 54.5 e o menor patamar desde fevereiro de 2014. O indicador, contudo, permanece em nível robusto e consistente com um crescimento saudável da economia. Após 3 trimestres de crescimento forte da economia americana, um acomodação é, de certa maneira, esperada e natural.

Contudo, chama a atenção o recuo do Prices Paid, de 38.5 para 35.0, menor nível desde a crise de 2008, e um dos menores níveis da historia do indicador (vide gráfico abaixo). A forte queda no preço do petróleo e seus derivados explica grande parte deste movimento.


A reação dos ativos de risco ao numero, contudo, está sendo pouco trivial. O USD estão mais fraco ao redor do mundo, tanto contra G10 como EM. Os juros americanos fecham taxa, exercendo pressão baixista para as demais taxas de juros ao redor do mundo. As bolsas americanas, contudo, apresentaram forte queda após a divulgação. Os ativos de risco podem estar começando a se incomodar com o cenário deflacionário ao redor do mundo, colocando em xeque a capacidade dos bancos centrais em reverter a situação. De qualquer maneira, crescem as expectativas do mercado para que o Fed não comece um processo de alta de juros no meio deste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?