Agenda esvaziada

Após uma noite sem notícias relevantes, e as vésperas de uma sexta-feira de agenda econômica esvaziada, os ativos de risco operam próximos a estabilidade, sem novidades que mereçam menção.

Brasil – Os jornais de hoje não trazem nenhuma novidade ao cenário de curto-prazo. As críticas em torno da dificuldade do BCB em se comunicar com o mercado ainda estão em destaque em alguns artigos, enquanto as dificuldades políticas e econômicas do governo continuam dominando as manchetes.

Europa – A prévia dos PMI´s na Alemanha e na França mostraram um cenário relativamente positivo para o crescimento da região. A despeito de uma queda marginal dos PMI´s Manufacturing, observamos altas relevantes dos PMI´s Services em ambos os países. Os números de hoje confirmam um cenário de crescimento relativamente estável para a região, que deve crescer pouco mais de 1% este ano. Vale a pena ressaltar, contudo, que ao contrário dos EUA, onde estamos observando surpresas negativas de crescimento, na Europa, estamos em  um período de surpresas positivas de crescimento, o que tem reduzido substancialmente os riscos de curto-prazo para a região.

Grécia – O país entrou com um pedido formal de extensão do programa de ajuda financeira, recuando de parte de sua postura agressiva anti-arrocho fiscal que vinha adotando desde o período pré-eleitoral. Ainda teremos um longo caminho de negociações a frente, mas o pedido de extensão dá tempo ao país e ao novo governo, e deve abrir caminho para negociações, ainda tensas, porém fluidas, que sejam capazes de atingir um acordo menos danoso a economia grega. É importante frisar que o cenário econômico do país apresentou forte deterioração nos últimos meses, com o crescimento baixíssimo, fuga de capitais e problemas de liquidez por parte do governo. Assim, um acordo era cada vez mais urgente e indispensável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?