Um novo dia, uma nova angústia.

A cada novo dia surge um novo obstáculo, ou "vento contrário", ao bom desempenho dos ativos de risco ao redor do mundo. Esta noite foi a vez da Nvidia divulgar ser resultado, surpreender negativamente as expectativas do mercado e cair mais de 15% no "after-market", levando consigo todo o complexo de tecnologia nos EUA e, especialmente, na Ásia (Comentei sobre as bolsas norte americanas no começo da semana: https://mercadosglobais.blogspot.com/2018/11/tera-o-rally-das-bolsas-dos-eua-acabado.html).

A Nvidia é uma empresa de tecnologia que produz chips. Ela foi uma das grandes lideres do "rally" das bolsas dos EUA nos últimos anos. Apesar de ser uma empresa de "market-cap" não tão relevante, a apreciação de sua ação foi tão grande que trazia bastante impacto nos índices de bolsa, especialmente a Nasdaq.

De forma resumida, o cenário para as ações nos EUA terá que lidar com uma situação de menor demanda, sejo pelo crescimento global ex-EUA ou mesmo por uma desaceleração branda da economia dos EUA, em meio a expectativas irrealistas de demanda a longo-prazo. Além de uma demanda menor, veremos aumento de custos, tanto de insumos como o custo do trabalho, derivado de um mercado de trabalho apertado, no pleno emprego, com o hiato do produto fechado. Isso irá levar a margens menores e, consequentemente, lucros menores. Isso tudo acontecerá em meio a expectativas, talvez, excessivamente otimistas e alocações elevadas nessa classe de ativos por alguns "players" do mercado.

Para complementar, e fazer o link para minha visão sobre o mercado de dívida corporativa, um tema que está bastante em voga, ainda temos empresas extremamente alavancadas, com uma piora da qualidade dos balanços. Muitas empresas pegaram empréstimos para recomprar ações. O mercado ignorava a situação enquanto as empresas crescia, geravam lucros e os juros estavam baixos. Quando  isso começa a virar, a situação se torna preocupante.

Nos últimos dias, minhas recomendações de compra de Ouro, compra de JPY e venda de JNK e HYG estão ajudando a defender os portfólios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?