Rebound in Turkey, but China fear growing


Os ativos de risco estão apresentando uma recuperação essa manhã, liderados por uma apreciação de mais de 4% na Lira Turca (TRY). Não há mudanças substancias de cenário na Turquia.
Assim, mantenho um viés negativo e posições que expressam essa visão.
O governo não propôs ou implementou nenhuma medida capaz de reverter, de maneira definitiva, a dinâmica negativa dos ativos financeiros do país. Muito pelo contrário, o governo continua com discurso agressivo e combativo contrário ao imperialismo dos EUA do Ocidente em geral. Enquanto medidas agressivas e ortodoxas não forem implementadas (aperto fiscal e monetário, ajuda do FMI e afins) acredito que as acomodações serão pontuais e esporádicas, de certa forma naturais e esperadas, em um quadro de incerteza e elevada volatilidade.
Na China, os sinais de fragilidade se acumulam, com os dados de atividade econômica de julho abaixo do esperado, mostrando um crescimento baixo. Não a toa, as commodities metálicas não preciosas e os demais ativos mais dependentes do crescimento chinês (como o AUD) continuam a operar sob pressão negativa essa manhã, mesmo com o espasmo de recuperação na Turquia.
Nos últimos meses a China adoto uma série de medidas de afrouxamento monetário, fiscal e creditício, com o intuito de administrar de maneira mais suave a desaceleração do país. Por ora, ao contrário dos outros anos, este plano ainda não se mostrou bem-sucedido e a economia continua mostrando sinais claros de desaceleração. Com a alavancagem já bastante elevada, o nível de estimulo necessário para criar um delta de crescimento maior é cada vez mais acentuado, tornando o poder do policy maker cada vez menor. Além disso, o ambiente internacional de enxugamento de liquidez torna o pano de fundo mais desafiador para a China.
Segundo o Morgan Stanley: On a monthly basis, fixed asset investment (FAI) growth dipped from 5.7% YoY in June to 3.1% in July (the slowest pace since Dec-2002), as a sharp slowdown in infrastructure investment (-5.4% YoY in July vs. -0.9% in June) outweighed a growth uptick in property investment, likely reflecting the lagged effect of aggressive tightening on local government financing vehicles and fiscal consolidation in H1. Retail sales growth also cooled to 8.8% YoY (vs. 9.0% in June) on a slowdown in car and home appliance sales, and industrial production (IP) growth stayed unchanged at 6.0% YoY, as weaker car production offset stronger production growth in other mid- to downstream sectors. Growth of our MS-CHEX index picked up slightly to 4.6% in July (vs. 4.3% in June), largely driven by stronger foreign trade activity. Admittedly, the recent strength of exports and imports is unlikely to be sustained in Q4 after the implementation of tariff hikes.
De acordo com a Bloomberg: A rally in bonds from China’s local
government finance vehicles, sparked by the recent easing
measures, may be at risk of losing momentum after a surprise
bond default by a state-owned firm on Monday.
Xinjiang Production Construction 6th Shi State-owned Assets
Management, a cotton trader owned by the local government,
missed interest and principal on a 500 million yuan ($72.6
million) note on Monday. The company has features similar to an
LGFV, which raises funds for local authorities and carries out
infrastructure investments, according to analysts. The default
has dampened investors’ belief that the Chinese government would
bail out such funding platforms, according to SWS Research Co.
China last month introduced a package of fiscal policies
aimed at supporting the economy, while a State Council meeting
also urged financial institutions to ensure reasonable borrowing
demand from LGFVs. Those steps buoyed risk appetite for
corporate bonds, so the timing of the missed payments from
Xinjiang Production is a surprise, according to a report from TF
Securities Co.
Na Alemanha, o ZEW apresentou estabilização com o PIB do 2Q apontando para um crescimento de 0,6%. Os números são certamente mais positivos, mas apenas uma fotografia do passado diante das incertezas recentes emanando da Turquia e do cenário internacional.
Não há novidades relevantes no Brasil, com o foco nas pesquisas eleitorais e no contexto internacional.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?