Update.

Tivemos mais um dia de poucas novidades no cenário econômico local e global. Destaque para mais uma rodada de bom desempenho dos ativos locais. O momento parece oportuno para olharmos um pouco a precificação dos ativos.

No mercado local de juros, a curva precifica, de maneira geral, cortes de 80bps+70bps+60bps+50bps+35bps+25bps nas próximas 6 reuniões do Copom. Nossa área econômica trabalha com um ciclo de corte de mais 3 quedas de 75bps, 2 quedas de 50bps e 1 queda de 25bps. O FRA do ano de 2018 encontra-se em 9,6%, com 10,3% para 2019 e 10,55% em 2020. O piso dos juros seria atingido no segundo trimestre de 2018, com um FRA de 9,45% no trimestre.

O cenário econômico segue apresentando um quadro extremamente benigno de inflação, com uma atividade ainda bastante pressionada, a despeito de alguns sinais incipientes de estabilização. O mercado de câmbio segue tranquilo, sustentado por contas externas saudáveis.

Acredito que o momento continua favorável para o mercado de juros, mas o mercado migrou de maneira relativamente rápida para muito perto do que deve ser o cenário base. Sempre existe espaço para surpresas positivas (inflação mais baixa) e, consequentemente, um ciclo ainda mais acentuado de queda de juros, mas o mercado hoje já não apresenta, neste momento, a mesma assimetria positiva de poucas semanas atrás.

No mercado de câmbio, eu via um range entre 3,10-3,50 para o BRL ao longo do ano. Nas últimas semanas, contudo, ficou claro que existe um forte fluxo reprimido de recursos para o país, o que pode acabar levando a moeda local a níveis ainda mais apreciados no curto-prazo, especialmente diante de um cenário externo benigno para os países emergentes com fundamentos saudáveis.


Acho complicado falar de valuation de bolsa local, até pela minha pouca vantagem comparativa neste quesito. Tudo indica, contudo, que ainda existe um enorme fluxo reprimido para esta classe de ativos, especialmente dos estrangeiros, investidores institucionais e pessoas física, o que deve suportar os níveis de preço, e conter as realizações de curto-prazo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?