More of the same!

Os ativos de risco mantiveram basicamente os movimentos verificados pela manhã, exceto por um “pullback” das Treasuries, após a divulgação dos Markits PMIs nos EUA abaixos das expectativas do mercado, em movimento oposto ao verificado na Europa (já comentado neste fórum hoje cedo).

O Markit US Manufacturing PMI saiu de 55,5 para 54,3 pontos, abaixo das expectativas de 55,3 pontos. O Markit US Services PMI passou de 55,6 para 53,9 pontos, abaixo das expectativas de 55,8 pontos. A despeito deste arrefecimento, ambos se mantiveram em patamares considerados saudáveis, condizentes com um crescimento relativamente estável da economia.

Os membros do Fed continuam sinalizando para o cenário de 3 altas de 25bps nos Fed Funds ao longo deste ano, mesmo que ainda não incorporando um cenário de incentivos tributários e fiscais nos próximos meses, uma grande promessa de Trump a ser divulgada nas próximas semanas.

Trabalho com um cenário de continuidade do processo de normalização monetária nos EUA com, pelo menos, 3 altas de 25bps ao longo deste ano. Vejo um hiato do produto praticamente fechado e uma economia em torno do pleno emprego. Este cenário já existia mesmo antes da posse de Trump. Qualquer anúncio fiscal e/ou tributário positivo apenas ajudará a intensificar este quadro.

Na Europa, o cenário político continua trazendo instabilidade, com destaque para a abertura das taxas de juros da França, especialmente o spread em relação aos Bunds da Alemanha. À medida que as eleições na França se aproximam, é natural uma postura mais defensiva por parte dos investidores. Ainda vejo as eleições no país apenas como ruído pontual e um risco de cauda.

No Brasil, destaque para mais um dia de bom desempenho do mercado local de juros. O ambiente de inflação baixa, expectativas contidas e crescimento pressionado continua ancorando o mercado de juros e as expectativas de um ciclo de corte da taxa Selic longo e acentuado.


O Ibovespa segue este ambiente positivo, ainda ajudado por um cenário global, pelo menos por enquanto, construtivo para ativos emergentes e cíclicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?