Dia de depreciação do CNY.

Os ativos de risco estão abrindo próximos a estabilidade esta manhã, com leve viés negativo. A China fixou o CNY em patamar 0,16% mais depreciado do que no dia anterior, o que causou alguma pressão nas moedas da Ásia e nas moedas consideradas proxys para posições negativas na China, como o AUD, por exemplo. Espero que o CNY mantenha uma tendência gradua e controlada de depreciação, o que manterá as moedas emergentes pressionadas. De maneira geral, contudo, os mercados financeiros globais estão reagindo, até o momento, de maneira relativamente tranquila a este dia de depreciação da moeda chinesa.

A agenda do dia será bastante agitada, com Housing Starts, Building permits, PPI, Industrial Production e FOMC Minutes nos EUA.

No Brasil, os jornais de hoje trazem um pouco de “mais do mesmo” de um cenário negativo, sem nenhum sinal de melhora nas perspectivas econômicas e políticas locais. O Estado afirma que a nova meta fiscal poderá atingir um déficit de 1% do PIB. O número apenas cofirmam as expectativas do mercado, além do abandono definitivo do governo de uma meta de superávit este ano. Espero novos cortes na nota de crédito do país mais cedo do que tarde.

A Folha fala um pouco da Reforma da Previdência. Contudo, o processo será longo, a implementação levará, no mínimo, 10 anos, e os pontos mais importantes ainda precisam ser acertados com o Congresso, as Centrais Sindicais e a população em geral. Ou seja, dificilmente teremos uma reforma nos moldes adequados, mas a simples discussão do tema pode ser visto como positivo.

De acordo com Alex Ribeiro, no Valor, o BCB já trabalha com  uma queda do PIB em torno de 3% este ano. Neste cenário, uma alta de juros parece cada vez mais improvável. Quando o BCB começará a discutir queda de juros no país??? A curva local já praticamente não apresenta prêmio de alta de juros. Acredito que a próxima rodada será a discussão do timingpara uma queda de juros por parte do BCB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?