Tom negativo. Momento de cautela externa, novamente.
Ontem foi um dia de feriado nos EUA. No Brasil, os ativos ameaçaram uma realização de lucros maior, mas acabaram fechando o dia em tom ainda positivo.
Os ativos de risco estão abrindo o dia hoje em tom mais negativo. Pegando o S&P500 como parâmetro, ele atingiu o objetivo que eu vinha sinalizando entre 2.600-2.650 pontos. Até vejo ele podendo testar níveis em torno de 2.700 no curto-prazo, mas vejo os ganhos de agora em diante como mais moderados e mais difíceis de vislumbrar.
A despeito da manutenção de um curto-prazo mais construtivo, com o Fed sinalizando para uma pausa e a China injetando liquidez na economia, acredito que os desafios estruturais continuam e os vetores mais positivos de curto-prazo possam ter já sido precificados nos ativos de risco.
Alguns sinais de mercado me levam a crer em um ambiente ainda desafiador: O VIX segue acima de 15% e em torno de 18%, patamar perto da média histórica, mas elevado para os padrões do pós-crise de 2008. O Ouro segue bem suportado, assim como o JPY. eEnquanto os juros nos EUA se mantem em patamar mais baixo.
Continuo recomendando o mercado internacional como um veículo para hedge dos portfólios. Gosto do Ouro, JPY, CHF, Puts de HYG e afins.
No Brasil, a mídia segue veiculando matérias a respeito de Flavio Bolsonaro e seu ex-assessor. Mantenho minha visão de que enquanto este problema for mantido a uma distância segura do Palácio do Planalto não deveria trazer problemas estruturais para a agenda de reformas, mas pode causar ruídos de curto-prazo.
Se o ambiente externo se tornar mas desafiador novamente, poderemos observar alguma realização de lucros nos ativos locais. Anda não vimos fluxos externos relevantes para o país e os locais seguem com alocações relevantes. A piora externa pode impulsionar alguma realização de lucros.
Comentei mais a fundo sobre esta situação e alocações em Brasil nos últimos dias. Minha visão segue inalterada. Vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/01/brasil-bolsonaro-enfrenta-seu-primeiro.html e aqui https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/01/mercados-globais-explicacao-da-familia.html.
Comentários
Postar um comentário