Risk-Off!
Após uma breve e frágil recuperação dos ativos de risco ontem, neste momento, estamos observando mais um movimento clássico e relativamente acentuado de “risk-off” ao redor do mundo.
No final da tarde de ontem, os EUA anunciaram os produtos chineses que terão suas importações tarifadas. Ao longo da noite, a China declarou que irá usar o princípio da reciprocidade e irá tarifar produtos dos EUA na mesma proporção.
Os ativos de risco mostram um quadro técnico comprometido, seja por posição técnica, preços/valuations, descaracterização de tendência, gráfico e etc, em um pano de fundo econômico menor trivial do que anteriormente, com sinais de desaceleração global, bancos centrais retirando liquidez gradativamente do mercado e sinais de acumulo de pressões inflacionárias nos EUA.
Tudo isso tem trazido mais volatilidade e incerteza aos mercados financeiros globais. Continuo com uma visão mais cautelosa, favorecendo plays relativos, posições defensivas e postura tática até que o cenário se torne menos nebuloso ou os preços ainda mais atrativos.
No Brasil, mesmo ontem com os ativos de risco apresentando recuperação, observamos uma deterioração de preços. Claramente eu estava dando pouco peso a decisão do STF de hoje em relação ao habeas corpus (HC) do ex-presidente Lula. Contudo, a expectativa da decisão parece ter tido peso importante sobre os ativos locais nos últimos dias.
Uma vitória de Lula será vista como extremamente negativo no curto-prazo, pois Lula continuará solto, em campanha eleitoral, podendo ajudar a transferir votos para algum aliado de extrema esquerda. Lula deverá continuar inelegível e sua capacidade de transferir votos ainda é uma incógnita. Todavia, no curto-prazo, os mercados locais devem reagir de maneira negativa a decisão.
Além disso, uma possível decisão a favor de Lula poderia levar a uma revisão do entendimento da prisão após decisão em segunda instância, o que seria visto como um enorme retrocesso institucional ao país.
O Valor Econômico de hoje traz matéria em que afirma que o entendimento nos bastidores do STF é de que Lula terá seu pleito atendido hoje.
Comentários
Postar um comentário