EUA: Core CPI e Jobless Claims

- O Core CPI apresentou alta de 0.2% MoM e 1.8% YoY, acima das expectativas de 0.1% MoM e 1.7% YoY.

- O Initial Jobless Claims saiu de 293k para 291k, levemente acima das expectativas de 284k. Contudo, o Continuing Claims caiu de 2403k para 2330k, abaixo das expectativas de 2370k. Este número é um novo low para este ciclo econômico e o menor patamar desde inicio de 2006.

Estes números confirmam uma economia americana robusta. O slack no mercado de trabalho continua sendo reduzido, enquanto os riscos deflacionários vão sendo dissipados ao longo do tempo. O Core CPI, em especial, deveria afastar o desconforto de alguns membros do Fed em torno da queda recente nas expectativas de inflação, mantendo seu plano de voo inalterado e o processo de normalização monetária em seu cronograma.

Acredito que, confirmando este cenário, e passado um período pontual de acomodação dos mercados globais, poderemos ver o retorno das tendências que prevaleceram nas últimas semanas. Assim, podemos ver algum suporte no USD e Yields americanos, assim como a continuidade da pressão do preço das commodities. O cenário para as bolsas globais é um pouco mais incerto, dado os níveis que atingiram e os riscos ainda mal precificados do cenário econômico global (menor crescimento da China, menor liquidez nos EUA e os últimos acontecimentos na Rússia).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?