Agenda esvaziada e sem novidades relevantes no cenário

Em um dia de feriado nos EUA, a agenda econômica local e externa será esvaziada. Sem notícias relevantes durante a noite, os ativos de risco operam sem movimentações relevantes essa manhã.

As tendências que temos comentado ao longo das últimas semanas seguem intactas, ou seja, continuamos a observar um movimento de fortalecimento do USD no mundo, uma pressão no preço das commodities e uma leve tendência de abertura de taxa de juros nos EUA. Por hora, a percepção da manutenção de um gradualismo por parte do Fed na condução de sua política monetária, e a certeza da agressividade do ECB e do BoJ, tem mantido as bolsas ao redor do mundo bem sustentadas. Nos atuais níveis, e no atual cenário, acredito que a seleção de regiões, países, setores e nomes específicos será mais importante do que plays direcionais para o mercado global de ações.

Brasil – Os mercados locais continuam reféns da nomeação do ministro da fazenda. Dilma continua a demonstrar que não há pressa na nomeação, que só será feita semanas após o G20 (agendado para o final desta semana). A mídia continua ventilando os nomes de Nelson Barbosa e Henrique Mereirelles, mas sem grandes conclusões em torno do assunto. Aparentemente, Barbosa parece levar leve vantagem sobre Meirelles neste embate. Reafirmo minha visão que o governo continua fazendo o mínimo possível para enfrentar os desafios da economia, muitas vezes fazendo “conta de chegada” ao invés de encarar os problemas de frente (como foi o caso do reajuste da gasolina). Caso o anúncio do ministro da fazenda não atenda as exigências de um nome sério, respeitado e independente, acredito que podemos continuar nesta espiral econômica negativa, que acabará sendo rapidamente precificada pelos mercados locais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Pausa