China e Espanha em Foco

A noite foi marcada pela divulgação dos dados de inflação de outubro na China (vide detalhe abaixo). Os ativos de risco operam sem grandes movimentações essa manhã, com destaque apenas para um movimento de USD fraco ao redor do mundo. Acredito que este movimento seja puramente técnico e deveria se mostrar pontual e pouco acentuado. Entendo que a posição técnica Long USD ao redor do mundo tem mostrado um quadro de deterioração evidente nas últimas semanas, mas continuo vendo o USD como o principal beneficiário do atual cenário econômico global. Vejo movimentos de realização/acomodação, como o que temos verificado desde sexta-feira como naturais e, até mesmo saudáveis, dentro deste processo.

A agenda do dia, e da semana, será relativamente esvaziada. Apenas na sexta-feira teremos a divulgação das vendas no varejo no Brasil e nos EUA.

China – Os mercados da China tiveram uma segunda-feira de forte alta, lideradas pela notícia de que a conexão entre as bolsas da China e de Hong Kong irá ocorrer no dia 17. A despeito deste sinal positivo para os mercados do país, os números de inflação de outubro mostraram um quadro ainda preocupante. O CPI ficou estável em 1,6% YoY, com o PPI recuando 2,2% YoY. Por um lado, a inflação baixa no país abre espaço para a implementação de novas medidas de suporte ao crescimento. Contudo, por outro lado, o PPI rodando em patamar negativo pelo 32th mês consecutivo mostra uma economia frágil, com baixa demanda e espaço ocioso. Os dados recentes confirmam um cenário ainda preocupante para a economia chinesa.

Europa – A Catalunha promoveu uma votação, tida como ilegal pelo governo espanhol, para saber a opinião da população em torno de uma potencial independência da região. As primeiras notícias dão conta de um voto majoritariamente favorável a independência. O cenário política na Espanha, mas também em outros países da Europa, demanda atenção e pode se desenvolver em um ruído negativo maior nos próximos meses: Bloomberg reported that more than two million Catalans voted overwhelmingly in favor of leaving Spain yesterday in a ballot ruled illegal by the Constitutional Court, adding to pressure on Prime Minister Mariano Rajoy to open talks on a roadmap to independence. Eighty-one percent of voters, about 1.6 million people, backed independence, regional vice president Joana Ortega said early today, with 88% of polling stations counted. The regional government projected overall turnout would be about 2.3 million out of a total electorate of 5.5 million.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?